O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
Aos 85 (17/12/21) A fabulosa herança de Francisco.
Ninguém acreditava mas aí está para quem quiser ver. A mulher, o casamento e a Amazônia, ganharam seu lugar, e irá prevalecer um ar oxigenado e puro, contra o bafio mofado de séculos, vai se construir uma nova igreja, não mais tão ambiciosa e restritiva, que abrirá suas portas a um mundo novo, de gente com entendimento diverso, mas que, para todos igualmente, é necessária a misericórdia do Cristo e sua mensagem de Amor e concórdia.
Viva Francisco! Viva o poder de aceitar o diferente! Vivam as mulheres! Viva a normalidade! Viva o futuro!
Numa conjunção inusitada e maravilhosa Bergoglio, o Papa Francisco, levou a água ao moinho do provável, ao rio do desejável que irá desaguar no oceano do futuro.
Abolição do segredo pontifício, para os crimes sexuais ... o segredo que protegia o agressor, escondido debaixo do manto protetor da Igreja. A fabulosa coragem dessa medida, que ao mesmo tempo que reforma a Igreja, deixa o agressor sexual, prelado católico, isolado, sem nem a Deus poder pedir perdão por via de seu sacerdote. Ao mesmo tempo que põe a Igreja no tempo de hoje, 'agiornamento', onde temos de lidar com problemas que ultrapassam barreiras que só a História conserva, pela dimensão e perversidade que esses problemas conclamam.
Francisco Bergoglio não é um Papa como seus antecessores, é hoje o principal antagonista da direita global e faz de sua pregação uma luta contra o capitalismo e suas funestas consequências.
Poucos sabem, mas foi Francisco, durante o Sínodo da Amazônia que ressuscitou a Teologia da Libertação, em missa rezada pelo Cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes, relator do Sínodo, nas catacumbas de Roma. Nessa missa, o Cardeal Dom Claudio Hummes esteve paramentado com a “Estola” que pertenceu a Dom Elder Câmara. Aliás, o local da missa é de extrema relevância porque foi nas catacumbas de Roma, em 1965, que ocorreu o juramento dos Bispos da Teologia da Libertação, no marco do Concílio Vaticano II. Vida a Francisco!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário