sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A China vê o futuro.






Só em Institutos para desenvolvimento da área de informática são 1.600. Há pesquisa em todas as áreas, desde a química às diversas expressões da física, passando pela farmácia, biologia, medicina, agricultura . . . A China enxergou o futuro, e ultrapassou os Estados Unidos em investimentos em pesquisa. Os famosos 5% do PIB americano investidos em ciência e tecnologia, os clássicos garantes da eterna superioridade americana na economia mundial estão sendo deixado para traz pelo gigante asiático. E não há medidas que possam inverter essa tendência. Acresce que os chineses são um em cada quatro habitantes do planeta, e o maior país do globo.

Com os possíveis Trumps de plantão, e, como nós sabemos, sempre tudo que é grande, rico e bonito é invejado, a China sempre soube, e sabe, que sua ascensão incomodaria interesses em toda parte, e se preparou para isso. Comprou a maioria da dívida norte americana para travar o gigante onde esse poderia ser mais afetado, na sua dependência financeira, o falso triplo A de uma dívida absurda. Armou-se até os dentes, possuindo o maior exército em número de efetivos. Os países temem a força da China.  Ela têm-nos controladinhos. Por outro lado como sabe que isso não bastaria seguiu o conselho multi-milenar  de Vegêcio, e se preparou para a guerra. Além de ter o maior exército do mundo, tem uma armada potentíssima, uma fabulosa aviação, possui poderosíssima industria bélica. Recomendo: Não se metam com a China!

Trabalhou décadas até se tornar a potência econômica que é. Com uma estratégia clara instalou-se em todo o mundo diretamente com sua gente vivendo em toda parte, onde vendiam produtos de baixa qualidade, com bom aspecto e preços imbatíveis, o que aos poucos foram substituindo por produtos com média qualidade e preços imbatíveis, como hoje os tem. Desse modo a China se transformou num gigante industrial, impossível de ultrapassar, incontornável em muitos setores, e cada vez mais se vem apurando.

Lentamente preparou, e continua a preparar, o futuro com pesquisa, e curiosidade, duas qualidades milenárias da cultura chinesa, que revitalizadas promovem o avanço tecnológico com o qual os chineses pretendem em breve ganhar a liderança dos produtos com muita tecnologia, a terceira etapa de sua estratégia para deter larga fatia do comércio mundial, estratégia que vem cumprindo com inegável êxito.

A cada ano quando soam as badaladas do sino em Peking a anunciar, como neste 27 de Janeiro de 2017, que terminou um ano e começa outro, nesse caso sai o macaco e entra o galo, há já um programa governamental que orientará 25% (1/4) da população do planeta para ordeira e ordenadamente atingirem metas, conquistarem mercados, ocuparem espaços, e que ninguém diga que esses espaços não são seus (Apesar de tudo ser de quem o conquista, a China tem um passado histórico de ter sido sempre uma superpotência, e porque foi roubada por séculos de sua proeminência no seio das nações por conquista estrangeira, imposição e trama de outras nações que bloquearam a China, é que agora vem retomar sua posição de preponderância.)  posto que são, e sempre foram, mas sabe bem que isso não durará para sempre, crescer 10% ao ano, com o tamanho que tem é um prodígio, que não se irá repetir muitas vezes, por isso prepara o futuro.

O Sr. Trump que é o idiota de plantão em muitas das suas afirmações, no caso da China tem bastante razão, a China é (não o inimigo) mas o poder a se temer e a se ultrapassar, e as soluções para contornar essa situação devem ser pensadas e analisadas como estratégia por todas as nações, e, devem compor políticas para lidar com a China. Porém também é certo que não será com enfrentamento de nenhuma maneira que se poderá obter soluções satisfatórias. Nem os poderosos, mesmo os imensamente poderosos como os EEUU, conseguirão boas posições e vitórias abrindo uma guerra comercial com a China, ou tentando cerceá-la de alguma maneira. A China é uma realidade que veio para ficar.

O grande gigante do oriente veio tomar seu lugar como a maior superpotência que já viu o planeta em qualquer tempo, poder que durará por séculos nessa sua posição que vem conquistando. Porque como vê que o futuro se constrói com muita antecedência, e com sua propalada paciência constrói hoje situações pelas quais terá de esperar décadas par ver os frutos, a cada dia se prepara para que essa posição cimeira seja mantida por muito e muito tempo, prevendo e tomando medidas com grande antecipação e certeza, antevendo o futuro.  Quem viver verá.

Sem comentários:

Enviar um comentário