Apetece-me só dizer que basta-nos o título, pelo que encerra de verdade, porém desde que se retirou a tampa desta caixa de Pandora com os acontecimentos do começo deste ano, e que passou a haver um canal de denúncia, ficou claro que a maioria dos participantes das praxes, se sujeitam a elas pela ação de forças sociais muito fortes, ademais amplificadas por uma enorme força de inércia que atende pelo nome de tradição. Porém participam muito à contra gosto, contra-gosto que irá revelar-se nos anos a seguir em vingança, uma vingança mal direcionada, porque dirige-se aos inocentes ingressantes, o que gerará mais vinganças futuras, num ciclo vicioso que se repete anualmente, numa matriz de ódios e rancores e de estupidez, porque: Toda praxe é estúpida!
Bastou haver forma de se poder tentar partir esta corrente, de recusar-se este papel, reclamando dele, sem a antiga 'praxis' que se traduz completamente na expressão tão portuguesa:' Come e cala! Bastou haver como denunciar os abusos que ocorrem nas praxes, para que as denúncias começassem a aflorar, já são mais de três dezenas, e se irão multiplicar até que esta prática se extinga, já que é incontornável: Toda praxe é estúpida! Tem faltado coragem para que ela seja simplesmente proibida e que a sua prática seja criminalizada, pois sabemos : Toda praxe é estúpida!
O que tem havido para além desta corrente odiosa de vingança, e do come e cala, e de um rancor, de uma manifestação desnecessária de injustiça, sendo cultivada e hierarquizada numa institucionalização doentia*, é a permanência na alma de um incômodo para o resto da vida, uma perda de bondade, de jovialidade, de pureza e da alegria de ingressar num curso superior, portanto uma maldade. E toda a maldade é indesejável, portanto existir o que a gere, para além da própria maldade que o é de per si, é também doloso, por isto reafirmo que 'Toda praxe é estúpida'.
Estúpida e deturpadora do caráter dos que nela participam, as praxes são um mal desnecessário. A sociedade tem muitos males necessários, que nós todos estamos dispostos a reconhecer e a aceitar. Mas porque se juntar miséria e insatisfação a um mundo onde já há tanto disto? Toda praxe é estúpida.
* Onde há duxes, pastranas, e vários outros sacanas.
Sem comentários:
Enviar um comentário