domingo, 3 de julho de 2016

NÃO VAI TER GOLPE !











O Brasil esfrangalhado, rasgado em farrapos, como se uma garra de um ser gigantesco o tivesse golpeado duramente, meu pobre país de sonho, que com a distância do não envolvimento, eu que tantas vezes fui para a rua, eu que tantas vezes levantei a rua, e levantei povo levando multidões a se manifestarem, mas naquele tempo o propósito de derrubar a ditadura tudo justificava, agora o que justifica isto? Quando Brasil não deve perder um só minuto de sua caminhada para que as suas gentes não padeçam do que mais lhes é inadiável: ACESSO ÀS SUA RIQUEZAS! -BENEFÍCIOS DE ALGUNS, QUIMERAS DE MUITOS, DIREITO DE TODOS!


Já houve o golpe de misericórdia, e este foi dado pelo PMDB que ambicionando o poder, viu essa via direta  para ele. É tudo um jogo pelo poder. Mas ter poder é algo desejável para aqueles que o almejam para servir, gente que o passado recomende, gente que sonhe um Brasil melhor, uma minoria idealista, a maioria como sabemos quer as benesses do poder, e alguns mais precisamente a chave do cofre.

O Brasil tem de mudar tudo, trocar todos os interlocutores políticos, dar a vez a gente sã, dar espaço ao novo, mas o modelo eleitoral, onde o dinheiro manda, tem de mudar, porque está aí a origem de todos os males, há muitas fórmulas para a representatividade, há que emprega-las para mudar essa imundície que cobre a política no Brasil. Por outro lado temos de pensar na governabilidade, num método onde haja uma maioria parlamentar que permita governar o país, e que essa maioria seja alcançada com a composição de dois, três partidos,  num universo de 8 ou 10, essa loucura de trinta e dois, com a pulverização do voto e a manipulação parlamentar da representatividade, é um embuste.

A maturidade democrática das instituições felizmente permitiram que houvesse um inpeachment, o do Color de Melo, e que tudo continuasse a funcionar, hoje vivemos um outro processo, e é necessário que o sistema funcione, mesmo com esse bando de malfeitores que está no sistema hoje, e que por via do voto tudo se altere. Não vai ter golpe! Grita o povo na rua, e é esse o caminho, ainda que hajam golpadas, aproveitamentos, oportunismo, inevitáveis no jogo político. O que não pode haver é a perda do horizonte democrático, e que a vontade popular, bem sabida de todos, prevaleça, e que se vá de encontro a ela, que se restabeleça a governabilidade, que se afastem os corruptos, que se prenda, que se puna, que se ponha ordem na casa, sempre dentro deste pior de todos os regimes, excluídos os outros todos, a que chamamos democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário