sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Cinema ideal, ideal de cinema.






Foi há dois anos que inaugurou em Lisboa, o face me vem lembrar, que em 2/9/2014 louvei a ideia, torno a fazê-lo, fica na Rua do Loreto, junto ao Camões, segue com êxito, felizmente, tem preços ótimos, refeição mais cinema sai a E11,00 por pessoa se fores com a na morada (o), e terás acesso ao que não há nos circuitos comerciais, recomendo vivamente. Segue o artigo de há dois anos.

Abriu corajosamente em Lisboa uma sala fora dos circuitos comerciais, onde há espaço para sonhos, mesmo, diria, para ideais, e não fica limitada ao incontornável objetivo de dar lucro, finalidade única dos circuitos comerciais comandados pelos Estados Unidos, que produzindo muita coisa boa, é verdade, a grande maioria do que é produzido, serve apenas para, como indústria que é, colocar um produto que acaba por ser consumido pela força da imensa inércia que provoca tão poderosa indústria, quase nunca abrindo espaço para o diferente, ou 'outsider'.
Há uma máquina que é bem visível anualmente nos prêmios da academia de que faz parte toda a indústria que se auto-promove através desta premiação que ganhou o nome dado à estatueta que o simboliza. É um rolo compressor, pensar-se em cinema de outra matriz é quase impossível, não abrindo espaço nem mesmo para o seu passado, só, e sempre, exibindo mais do que é produzido massificadamente por esta indústria com raríssimas exceções.
Agora com esta nova sala, com o seu que de cinematógrafo, uma conquista de outros tempos desta Lisboa, esta sala de agora que, alcunhada de Cinema Ideal, tem como ideal o cinema, os valores mais exponentes desta arte que é tida como a sétima. Oxalá não se vá perder pela necessidade do lucro, fator inarredável de qualquer realidade comercial. Abrindo espaço àquele universo fora dos circuitos que produzem filmes quase por fé de ofício, por teimosia, ou sei lá mais o que que os motiva, cumprindo o desígnio que lhes é imanente de serem realizadores, porque diferentemente da indústria hollywoodiana que contrata realizadores, na indústria 'outsider' quase toda é o realizador que tem o sonho de um filme e vai reunir recursos para realizá-lo, não que isto não aconteça também no universo norte americano, ou estadunidense, se preferirem, no entanto a distribuição para os 'insiders' está garantida, e para o resto não, normalmente não há espaço.
Na supressão desta lacuna, no oferecer um espaço a quem não o tem, quase uma missão governamental, com uma vocação e cultura, que o ministério deste nome devera ser o ator, esta sala vem cumprir um ideal de cinema antigo e desejável, colmatando a principal brecha no universo cinematográfico 'outsider', sua falta de espaço para exibir-se.
Este espaço do cinema ideal vem suprir esta impossibilidade.
Como respeito e louvo tudo que deixa de ser impossível pela força e coragem de alguns que laboram para tornar possível o que antes não era, deixo aqui este registro na expectativa de que possa ajudar a convocar para o mesmo, todos aqueles que gostam de se surpreender com algo inusitado para além do reme-reme disponível nos ditos circuitos comerciais.

Sem comentários:

Enviar um comentário