O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
sábado, 6 de agosto de 2016
Secretário podado e apodado, é ápodo!
Terá pernas para andar? É a pergunta! Que coisa mais descabida manter um secretário, ou três, que não podem, por força de Lei, desempenhar na plenitude de suas funções. É como manter jogadores capengas. Deve se atribuir a esse jogador um mérito excepcional para essa manutenção, e o que explica o treinador? Nesse caso o treinador de plantão é uma pessoa que sempre admirei por sua lógica cartesiana. o ministro dos negócios estrangeiros português, o dr. Augusto Santos Silva, que, nesse episódio, prestou-se a papéis que vão contra sua lógica cartesiana, que vão contra sua postura de estadista, que enxovalham uma pessoa, que jogam no descrédito qualquer um. Ou esse (s) secretários são imprescindíveis por qualquer razão que não concebo, ou há uma amizade tão entranhada que os faz ser tão queridos, ou ficaram todos malucos. Eu já os tinha posto a correr a toque de caixa pela atitude censurável a que se prestaram, sobretudo num governo debaixo de holofotes e lentes de aumento. Não há mais nada a dizer.
Como fizeram o oposto com sucessivas medidas e alegações despropositadas, que todas juntas valem nada, pois nada pode apagar o que ficou feito, nem a devolução do dinheiro, nem essa em dobro, ou triplo, nem cem códigos de ética, que ética se tem sem códigos, nem mil padre-nossos, nem cinco mil ave-marias, o malfeito está feito, e só resta pegar no boné e ir-se embora. E poder guardar alguma dignidade. Essa insistência vil em permanecer, é tanto mais infame quanto incompreensível. Já andam a se perguntar que poderes maiores terão estas três figuras que não se arranjem outras que as substituam? Um disparate!
Ou o Antônio Costa higieniza isso quando vier de férias, e não desautoriza o seu segundo no governo, é simples: afirma que esse tomou a medida cabível no momento, mesmo porque não lhe compete demitir os nomeados do Primeiro Ministro, mas que ele, reassumindo as funções, já não pode contar com a colaboração dos três "patetas galpenses", como agora são alcunhados nas redes sociais, trocaram o alto cargo por um bilhete para um jogo de futebol, ou terá seu governo sempre debaixo de fogo numa área inconveniente, pois que serão sempre apodados, posto que podados, incompletos, incapazes, em sua totalidade de atuação, já estão, o que não dá vaza ao mínimo bom senso, muito menos à lógica cartesiana.
Assim a resposta a questão inicialmente formulada só pode ser uma, não há volta a dar, estão irremediavelmente ápodos, como afirma mesmo o nosso título.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário