O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
segunda-feira, 25 de dezembro de 2017
A homilia do Galo e o Urbi et Orbi de 2017.
"O sedento, o forasteiro, o nu, o doente, o recluso..."
Da homilia.
" ... um modelo de progresso já ultrapassado."
Da Urbi et Orbi.
Esse homem é perigoso, disseram alguns. Eu não percebi logo. Hoje vejo que tinham razão, não tendo. Sim esse homem é perigoso pelo seu caráter revolucionário, posto que deseja uma revolução intensa, profunda, absoluta! Diziam também àquele início de seu pontificado: "Herege! Esse Papa é capaz de destruir a Igreja, de mudar tudo, de alterar a ordem das coisas." Sim destruir aquela Igreja sem a presença plena do Cristo, em todas as suas vertentes, aquela Igreja conivente com tantos males, aquela Igreja que é necessário reformar, mudar em sua essência, alterar profundamente seu comportamento, trabalho imenso, que demanda forças enormes, que não são só de um homem.
Sim esse homem é extremamente perigoso para aqueles que não querem a revolução completa da palavra do Cristo, e assim mantém as exclusões, as de gênero, as de padrão de conduta, as de diferentes padrões econômicos, as daqueles que estão na condição de sem pátria, sem trabalho, sem lar, sem futuro. Todos os excluídos que Jesus evoca e convida para a sua ceia.
E é fácil de perceber porque esse homem é mesmo muito perigoso, e ademais incômodo, porque insiste não só nas palavras como também nos atos, na sua preferência pelos excluídos, pela justeza, pela verdade, e pela dignidade humana. Poderá haver comportamento mais perigoso? Mais em contra de interesses estabelecidos? Como se passou no Banco Vaticano, que fora transformado uma enorme lavanderia.
Sim esse Papa é o centro de um perigo que representa mais que o perigo pelo perigo de suas ações, mas um perigo porque suas ações legitimam uma igualdade que ofende os privilégios, que revoga a superioridade, que rebaixa as classes superiores, e eleva as inferiores, esse Papa é um homem muito perigoso, sim. E bem sabemos para quem!
Francisco é um revolucionário, partidário da revolução final, a revolução de todas as revoluções, a interna, a da alma, a mesma que Jesus (outro homem muito perigoso) pregava, mas que a ambição, os complexos, a ganância, a ligeireza, a indiferença, a superficialidade e o desamor dos homens vem evitando que se deflagre, essa mesma condição que deu sucessivos Papas não revolucionários, logo não representativos do Cristo.
Francisco é a revolução num lugar perigoso, Francisco é o perigo da revolução, Francisco é a voz que tem de ser ouvida, que se fará ouvir como revolução que é e representa incomodamente, fortemente, absolutamente, plena revolução na palavra e nos atos, que esperamos dê frutos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário