O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
segunda-feira, 4 de dezembro de 2017
Centeno: In some sense...
Mas o Senhor é Bruxelas!
Numa negociação futura entre os membros da 'geringonça' O Dr. Mario Centeno alegará:
- Teremos que consultar Bruxelas.
(Face a uma impossibilidade de pronta resposta.)
- Mas o Senhor é Bruxelas . .
(Responderão os negociadores do PCP, e/ou do BE.)
- E estarão corretos, ou não?
(Indagarão outros afectos às negociações.)
Muito aprecio a eleição do Dr. Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, é um forte sinal da maturidade governativa portuguesa, sobretudo no que toca a área mais sensível de todas, as finanças, por um lado e a capacidade excepcional de ser e estar o escolhido, por outro.
Dr. Centeno, sem arrogância, sem presunção, sem afectações, sem ter engolido espadas, como tantos outros com aquelas suas posturas afetadas, vem reiteradas vezes testemunhando uma posição ponderada, uma forma inclusiva e conciliatória, com todos, inclusive os jornalistas, um conteúdo maduro que vê só o que importa, enquanto muitos outros ficam-se pela espuma dos dias, dessa forma tem feito bem a seu país, diminuindo a dívida e seu custo, impulsionando a economia, o que gera centena de milhares de empregos, tem um aspecto humano, inclusive físico, tem cara de anjo, eu já disse isso no face, e é verdade, mas tem a cara lavada de quem diz verdade, de quem tem matéria com que laborar, de quem sabe o que está fazendo em assunto tão delicado como as finanças, mergulhadas nesse mar de incertezas e improbabilidades.
Gosto do homem, gosto do que escreveu antes de ter poder, gosto da fidelidade de Centeno ministro ao Centeno economista, gosto das soluções adotadas por ele, e mais ainda gosto que seja Portugal desse Sul de "bêbedos e namoradores" no dizer do anterior presidente do Eurogrupo, esqueçam-lhe o nome, porque difícil, e porque indesejável, aquele que não se desdisse, pois dissera o que quisera dizer, provavelmente acreditando ser mesmo assim essa gente do Sul: Certamente os gregos que deram ao ocidente toda, grifemos toda, a sua cultura e filosofia, os ibéricos que tiveram o planeta nas mãos, o tendo descoberto quase todo, esses que a história prova serem os mais criativos, exultantes e deslumbrantes povos da História da Humanidade, que a recriou tantas vezes, e que legaram às mãos cheias tudo que há de valor e todo valor que há ( Só isso!). O que para o de nome difícil será certamente a Holanda, ou os países baixos, que andaram a perseguir as conquistas ibéricas em toda parte, pensando que Portugal não poderia se aguentar com tão fabuloso império (Se enganaram: Aguentou!).
Agora esperamos do Dr. Centeno, na mais forte tradição lusitana, que dê provas de engenho e arte e possa mostrar o valor dessa "gente do Sul".
Entretanto quanto a ser Bruxelas, o será como diz o título desse artigo, em algum sentido, mas tanto mais o será quanto mais for Portugal, quanto mais for esse Sul que deve e tem de contar na Europa, essa que se pretende uma União.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário