Ou de uma cerca, melhor dizendo.
Pois só lhe foi autorizada uma cerca, e nisso, na insistência nessa insignificância, se resume a administração Trump, esse imenso vazio de ideias e ações de um homem sem alma, sim sem ALMA, porque até agora essa criatura não expressou nada daquilo que compõem os atributos formadores da alma humana. Na política e sociologia, ideologia. Na formação, no entendimento e atributos, cultura. Nas relações humanas, boa vontade, como a expressava Jesus Cristo.
Esse homem que, graças a ação russa de Putin, atingiu o poder num momento equivocado dos eleitores americanos, que não é democrata nem republicano, não é nada, em que os descontentes votaram, muito instigados pela tibiez da administração Obama, essa grande desilusão, num equívoco conjuntural bem aproveitado por uma máquina de propaganda. O sr. Trump efetivamente NÃO TEM IDEOLOGIA. NÃO TEM CULTURA. E NÃO TEM BOA VONTADE. LOGO NÃO TEM ALMA! A alma, essa manifestação íntima e exclusiva de cada um de nós, essa habilitação para além do animalesco, do óbvio, do maquinal. O que se sabe do sr.Trump? Dinheiro, sexo, and You're fired, exercício ostentoso do poder, que num cúmulo de vaidade desejou, e conseguiu, a Casa Branca. Tudo muito planejado, tudo muito preparado, o que nos leva a agenda escondida dessa criatura, que atende aos mais inconfessáveis interesses. Mas isso é outro assunto, voltemos ao muro, ou cerca, melhor dizendo.
Quando falo disso vem-me sempre a lembrança a música dos Pink Floyd, em que nesse caso não haverá another brick, porque o muro é uma cerca, mais a imagem de mais um tijolo no muro, ou seja mais um obstáculo em nossas vidas é pertinente. Se considerarmos o planeta como aquilo que ele é, um legado comum, e entendermos que quantos mais obstáculos, de todas as ordens, materiais e espirituais, formos capazes de retirar, estaremos trabalhando para o Bem comum, todos os que criarmos e colocarmos, estamos a trabalhar para a desgraça da humanidade.
O sr. Trump não sabe fazer outra coisa, seu mundo está dividido numa bi-polaridade maniqueísta, que, como Prisciliano de Ávila, servindo às ideias desse persa destorcido, Maniqueu, 'deus' das pequeninas misérias, que só via tudo a preto e branco, em divisão equivocada, desde que a lógica aristotélica em 330 a. C nos ensinara que o mundo é redondo, que a estupidez da idade média creria outra vez plana, assim como a mentalidade do sr. Trump, uma mentalidade medieval, obscura, em contra-senso com a realidade desde quando, indubitavelmente, em 1613 Galileu com a sua demonstração da máquina solar, prova a esfericidade dos astros. E num mundo redondo não há lados, há dois hemisférios que olhados sem equívocos não têm princípio nem fim. É só um planeta!
Haverá dois lados de uma cerca que se plante, haverá certamente dois lados para os que queiram dividir as ideias e as pessoas em nós e eles, haverá sempre dois lados para todos que estupidamente não contemplem o Bem comum, na única visão possível da realidade >> A de que estamos todos no mesmo barco <<. Entretanto os maniqueístas vêm só a instrumentalização do poder, para que este deixe de ser uma forma de servir, e passe a ser uma forma de se servirem, onde aí há, certamente, TODA A EMERGÊNCIA DE UM MURO.
Recebi agora e fui ler o NY Times, e o David Leonard diz mesmo dentro que eu penso:
|
Sem comentários:
Enviar um comentário