sábado, 15 de setembro de 2018

UMA COMPARAÇÃO MISTER, UM INPEDIMENTO MISTER.







Acredito que pessoas sem uma certa experiência comprovada com a cousa pública, e com a práxis política, deveriam ser impedidas de ser candidatos. Assim como há um pre-requisito etário, os cidadãos com menos de 35 anos estão impedidos de serem candidatos a presidentes ou chefes de governo, todos os que não tivessem curso superior, ou a equivalência destes pela longa ação da discussão das políticas governamentais por via da palavra (escrita, falada, televisada, ou por meio similar) e sendo obrigado a ter exercido anterior de pelo menos dois mandatos em cargos eletivos (um legislativo e outro executivo) também deveriam estar impedidos. Assim evitaríamos que despreparados de toda ordem, por vários meios, se candidatassem ao cargo de governante (presidente, ou primeiro ministro, dependendo do regime) Destarte diminuiríamos o risco de termos incompetentes folclóricos como estes que tomaram de assalto governos pelo mundo fora, criando toda a sanha de problemas E DESGRAÇAS que advêm do desempenho medíocre destes senhores nas funções, como vemos hoje acontecer.

Para quem puser atenção a personagens como, Maduro, Trump, Giuseppe Conte, ou o presidente do Cinque stelle, o palhaço Beppe Grillo, tomará pé do perigo que é haver gente sem as qualificações que especifiquei, o que assim mesmo não impedirá que surjam as maiores aberrações muito bem qualificadas. Porém todos aqueles que sejam semi-analfabetos como Nicolás Maduro, ou Trump, e com pouca prática política, que no caso de Trump é nenhuma, como no caso de Conte, apesar das suas muitas qualificações acadêmicas, para a governação de um país é indispensável um balanceamento entre as duas habilitações, a cultural e a política. Um cru cultural como Maduro, ou um cru político como Trump, onde também nos dois casos as poucas habilitações acadêmicas, culturais e políticas, respectivamente, tornam ambos inabilitados para as funções que desempenham. No caso venezuelano tendo destruído o país, e no americano apesar do terrível abalo na imagem dos EEUU, não ocorreu o mesmo que na Venezuela, porque o sistema, pela prudência dos 'founding fathers', não permite que um maluco disponha das instituições para as destruir, nem mesmo promovendo um ataque nuclear, pois não é só ele que tem a chave para lançar os mísseis.

Porém não deveríamos, em nenhum país, podermos estar expostos a imbecis do quilate de Trump e Maduro, deveria haver filtros que impedissem a ascensão de semelhantes desqualificados, estruturas que obrigassem a uma razoável prática política que os tornasse conhecidos da população neste mister, antes de poderem-se candidatar a cargos cimeiros. O perigo que representa a ascensão de criaturas como estas (Trump e Maduro) é demasiado alto para que admitamos sua ocorrência, perguntem a qualquer venezuelano ou leiam a imprensa norte-americana para se darem conta do poder destrutivo que dispõem e da desgraça que espalham, causando, dor, miséria, sofrimento a milhões. Temos de prevenir, antes que remediar. Esses dois estão fazendo milhões de pessoas sofrerem com suas diatribes de ignorantes despreparados que são, há muita gente que sofre todos os dias por causa destas criaturas terem ascendidos a postos para os quais estão manifestamente despreparados.







Sem comentários:

Enviar um comentário