sexta-feira, 6 de julho de 2018

A razão de uma vida...






                                                                                                               " Hay hombres que luchan un dia
                                                                                                                  y son buenos. Hay otros que                                                                                                                                      .                                                                                                                 luchan un año y son mejores.
                                                                                                                   Hay quienes luchan muchos
                                                                                                                    años, y son muy buenos.  Pero
                                                                                                                    hay los que luchan toda la vida,
                                                                                                                    esos son los imprescindibles."
                                                                                                                                          Bertold Brecht.


O trabalho de um grupo de abnegados dentre os quais destaco Ruth Christie(CPDN), Marcelo de Ipanema (FAMA), Fernanda Colagrossi(APPANDE), Elmo Amador( APEDEMA), Axel Grael(MORE), Orlando Valverde, Chico Mendes, Athur Soffiati Filho, José Frejat, Cláudio Cavalcanti, entre outros, dos quais fiz parte como presidente da SPI, que tirou as notícias sobre ecologia, nos jornais diários, de ocuparem uma coluna no fundo da página 23, para duas páginas inteiras, a 5º e a 6ª, tratando da matéria.


Fizemos para isto milhares de ações em todo o Brasil, conseguimos a reserva do Mico Leão dourado   o Leontopithecus rosalia em Poço das Antas, arranjamos doações para constituirmos a reserva, foi a luta por Macaé de cima, a luta contra a VEPLAN, a da Feira de Caxias, a luta nacional em apoio dos seringueiros de Xapuri, e mais alargadamente contra o desmatamento amazônico, pelos índios Waimiri atroari, pelos Araras, os Tenharim marmelos, e tantas outras tribos, a campanha das Baleias, contra a ação dos pesqueiros baleeiros japoneses, em que trouxemos o Cousteau ao Rio, a luta pelo Parque Lage, a da Lagoa Rodrigo de  Freitas, a do Alto Leblon, de Itaipu e Piratininga, de Petrópolis, de Mangaratiba, a dos Laranjeiras em Parati, contra a poderosa Adela-Brascan, e centenas de outras,  bem, pusemos o Meio Ambiente no mapa.


Tudo isto resultou em resposta governamental porque nós (e neste nós estão inclusos milhare e mlhares de ativistas) nós não nos calávamos! Acabou por haver um Ministério do Meio Ambiente e três Fóruns Mundiais para tratar do assunto. O desmatamento da Amazônia entrou em paragem.Vencemos! Vencemos? A luta pelo M.A. é sem quartel, não termina nunca enquanto houver ganância na face da Terra. Agora recebo aqui o alerta do Greenpeace em que o desmatamento está voltando a Amazônia em força. Aqui estamos nós para denunciar este crime que retorna!
Hoje é dia mundial do Meio Ambiente, mas não é dia para comemorar nada. É dia para nós, esta facção mais consciente de que somos todos um, eu, você, a baleia azul e o mico leão, somos todos habitantes deste planetinha azul que Deus nos deu como morada, voltarmos a pressionar todos os estamentos do poder a respeitar nosso patrimônio comum. Comecei relembrando uma duzia de malucos da qual eu tenho a honra de ter feito parte, que atuou um pouco para melhorar a correlação de forças entre o poder infinito do capital e suas motivações do lucro e os bichinhos e as plantinhas indefesas. Esta luta não tem fim, bem sei, por isto não se pode esperar por amanhã, porque a mata amazônica não pode esperar, enquanto a vão queimando, a nossa voz tem de ser ouvida hoje! Mandem e-mails à todos so deputados nos congressos, à todos os ministros e departamentos que tenham responsabilidade no assunto, denunciando as queimadas amazônicas e/ou uma árvore que querem arrancar em seu bairro, os milhões de animais que irão morrer nas queimadas ou um papagaipo que tem seu vizinho (ambas as atitudes são CRIMES!). Não deixem passar em branco o seu dia do M.A. Façam a sua ação como eu faço as minhas há exatos cinquenta anos, sob didatura, sob democracia, contra responsáveis, contra irresponsáveis, contra anônimos, contra o governo, contra particulares, contra tudo e contra todos, porque o que defendemos é, afinal, o futuro da nossa existência neste palneta tão maltratado.

Sem comentários:

Enviar um comentário