O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
terça-feira, 31 de julho de 2018
Em busca do tempo perdido.
"A la recherche du temps perdu" termina, em seu sétimo volume, com o TEMPO REENCONTRADO, porque o herói acaba por se voltar para outros valores da vida. Será que os professores portugueses que também andam em busca do tempo perdido, só o reencontrarão se se voltarem para valores outros que não a reposição integral de sua década perdida? (9a, 4m e 2d)
O governo tem mostrado bastante intransigência e tem dado luta ao atendimento das pretensões dessa classe trabalhadora, a reposição do tempo em que tiveram suas carreiras congeladas, ainda mais porque sabe que a concordância com o pleito, imediatamente abriria razão idêntica a outras profissões que tiveram igualmente seu direitos suspensos. Ninguém sabe como essa epopéia terminará, à firmeza de Mário Nogueira contrapõem-se evidências orçamentais do ministro das finanças, que reforçam a queda de braços, podendo mesmo haver deriva em ambos os lados da trincheira.
Dois Mários convictos na defesa de suas pretensões, o Nogueira pelos 9a, 4m e 2d a serem restituídos integralmente, e o Centeno na intrincada elaboração desse monstro de 1000 cabeças, com legiões de hidras (de Lerna e de outros lagos mais turvos) com cabeças que se regeneram e reivindicam impossibilidade, a negar a possibilidade 9,4,2.
Para além de toda a justiça que indubitavelmente colhe e acolhe aos lesados mestres, uma solução negocial aparece como medida incontornável, para que, à mesa, as partes possam prosseguir na busca de um resultado possível para os dois lados em confronto. E essa busca nos leva novamente a Proust, com a fusão de uma trilogia com uma tetralogia, que dramaticamente se apresentam ao concurso, não para terem apenas avaliada sua dramaticidade como outrora, mas sua viabilidade como soe. O tempo reencontrado carecerá de cedências, indubitavelmente de ambos os lados, mas necessitará mais ainda de estruturação do futuro, para que seja possível obter consenso que promova justiça, na medida que se vá tornando possível o reencontro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário