segunda-feira, 3 de junho de 2019

Agustina Bessa-Luís





Genial criatividade e cultura, alcance alargado, poucos a poderão acompanhar, na leitura de sua obra, feita para gente instruída, que nos legou a todos, para que nos instruíssemos, e também os escreventes, já que muitos poucos lhe chegarão aos calcanhares.

Não sei se mais lamentaremos por perder a imensa escritora, a romancista, ou a poderosa autora teatral ou a fabulosa guionista de cinema, mesmo a ensaísta, a cronista, a poeta? Talvez a psicóloga, com análises da alma humana tão profundas, que assustam. Talvez a contadora de histórias, pela sua arte de saber contar, talvez a analista, por sua capacidade em saber interpretar a sociedade em suas faces diversas.

Agustina fará falta, já fazia, tendo feito A Ronda da Noite, para em seguida nos ter deixado de brindar com sua magia, sim magia, porque quem ousaria ser irônico, e jogar-nos num vazio, e que ao mesmo tempo nos sobrecarregasse de caminhos, possíveis, e impossíveis, de trilhar, e dar-nos pistas falsas, falta de soluções, falta de finais, como aqueles que habitualmente se faziam, e aos quais estávamos acostumados, com conclusões afirmativas, quando a vida é, mais das vezes, inconclusiva, perceber tudo isso sua imensa magia. Recriou a narrativa. Inundou sensibilidades com a sua oceânica percepção, gerando enorme fricção. Agustina, Agustina...

Que vazio, que enorme vazio sabermos que não mais poderemos ter uma vírgula tua!

Foi-se Agustina contar histórias ao Padre eterno. Foi-se Agustina fazer chalaça com os do inferno. E aqueles perderam a esperança de a encantar, Foi-se Agustina pro seu lugar sempiterno. Pois que é divino todo aquele que sabe contar/cantar.



1 comentário:

  1. Para quem diz que Lídia Jorge é a melhor romancista portuguesa parece-me um texto não muito coerente com o que pensa ou pensava!...
    No entanto eu sempre disse que a Agustina era a mais complecta escritora portuguesa ...
    Só é preciso lê-la❗️
    Leiam Agustina !
    Não comprem para enfeitar as estantes de casa ...leiam-na !
    Ela própria, na sua própria irreverência linda, dizia que era mais conhecida do que lida ... Infelizmente tinha razão!
    Se lhe querem prestar algum tributo tirem os livros de Agustina Bessa-Luís das vossas estantes e leiam-na❗️❗️❗️👏👏👏

    ResponderEliminar