Se reunirem as condições, e tiverem como absoluta prioridade (como de fato é) vacinar, mais que tudo vacinar, poderemos resolver esse problema num trimestre.
É possível! Sim, é possível vacinar nove e meio milhões de pessoas em 12 semanas, ao ritmo de 800 mil por semana, ou seja 115 mil por dia. É o que está acontecendo na Turquia, em Israel 100.000 por dia, mas uma nação com mais recursos poderá ultrapassar o milhão de vacinados por dia [a pretensão americana é de milhão e meio por semana/ 200.000/dia] esse é o ponto fulcral porque o vírus entretanto reage, sofre mutações, experimenta novas variantes, cria novas cepas, gera sub-tipos, estabelece nova estirpe..
O PROBLEMA É SÓ UM: NÃO HÁ VACINAS.
As farmacêuticas fizeram milagre, é verdade, mas a produção em massa dos bilhões de dose que o mundo necessita hoje, é um segundo milagre que está em questão agora. Mesmo havendo interesses econômicos e de vária ordem que implicam nas vacinas chegarem a seus destinatários, envolvendo milhares de milhões de euros, e têm já pagos o que gastaram na pesquisa, agora vão produzir dentro de suas margens, se é necessário mais, os Estados têm de intervir para essa finalidade.
Se o Mundo não entender que só a vacinação, e uma vacinação rápida, pode por cobro a sanha incontrolável do SARS -Cov II, em suas muitas modalidades sempre mais ativas, e se empenhar totalmente nisso, corremos o risco de ficarmos prisioneiros da ação pandêmica por vários anos. [O máximo tempo necessário será para a Índia, ano e meio, mas o resto do mundo deveria se empenhar de tratar disso em 2021.] NÃO HÁ TEMPO A PERDER!
EM PORTUGAL DEVEMOS PENSAR SERIAMENTE NUM ESFORÇO PARA RESOLVER ISSO EM 12 SEMANAS!
Sem comentários:
Enviar um comentário