sábado, 5 de setembro de 2020

SAUDADES DE ANABELA NEVES.


A reporter parlamentar da , a jornalista que era fixa na Assembleia da República. Apareceu como comentarista hoje 5/9/20. Sentimos falta do pensamento lúcido, a interpretação clara, a oportunidade exacta, a posição vertical, e, sobretudo, a dicção límpida da excelente Anabela Neves, que saiu aplaudida do parlamento no final de Novembro do ano passado.

Atualmente na Assembleia da República estão jornalistas, em todos os canais, que sobrepõe suas falas aos dos políticos, fazem interpretações muito confusas (por desconhecimento do métier) são inoportunos, e, mais que tudo, têm péssima dicção, tendo mesmo um que ou é gago ou raciocina por arrancos, como uma máquina mal oleada, uma lástima, incómodo, mal articulado.  Quantas saudades de Anabela Neves.


Outra nota na mesma presença.

Outra coisa triste é quando vemos alguém ainda tão bem, tão lúcido, tão válido, afastado de seu trabalho. Não foi o caso de Anabela Neves que saiu porque quis, e foi lecionar na pós-graduação da Universidade Autónoma de Lisboa. As pessoas deveriam poder trabalhar enquanto quisessem. Evidentemente com a gratificação mister. No mundo em que as coisas mudam tanto, certamente em breve alguém se dará conta que as pessoas mais velhas têm uma função muito válida, e que não devem ser rejeitadas. O espaço dos novos deve ser conquistado. Sem sair desse tema, jornalistas da televisão, a enorme ausência que representou a aposentadoria do anterior correspondente, também da SIC, em Bruxelas, Fernando de Sousa (RIP) que logo depois viria a falecer, e que na actividade foi substituído por Susana Frexes, cujo estilo não me agrada, muito dura, cara cerrada, mas que conquistou seu lugar com o bom jornalismo que pratica, o domínio das matérias, e a boa dicção, tenho de engolir a sua dureza sem reclamar.

Uma grande comentarista.

Da aparição de Anabela Neves, espero que surja um convite para que venha a ser comentarista, para que possamos contar com sua lucidez e correção. Há mais vida para além da aposentadoria, parafraseando Dr. Sampaio, como a própria Anabela o faria, e creio que sempre haverá um espaço na TV para essa jornalista.


 







Sem comentários:

Enviar um comentário