O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
sábado, 29 de março de 2025
Do vazio à queda do céu.
No princípio Uaueaue imperava, logo nada havia, mas como Rotumodi se manifesta, muda como tudo era. Uma queda, e tudo mudou.
Cosmovisão Yanomami :
Ruto kara - o plano terrestre.
Ruto modi - o céu.
Sukunima modi - o embrião, o proto-céu.
Uaueaue - o Vazio.
Rotumodi vai cair sempre, como a mais avançada ciência o confirma, pois que viemos do nada é bem sabido.
Cosmogonia Yanomami:
Uaueaue - Existia antes da queda do céu.
Rotu modi - O CÉU VAI CAIR SEMPRE, o céu sempre cai.
Propriedade - Não somos proprietários de nada.
Com quantos nomes eu me satisfaço? Não eu sou! Do que seremos dono? Deus não pode ser outra coisa que universalista, donde se conclui que não há onde comecem e onde terminem as terras de Deus. Assim nos ensinam que não existe começo nem fim do mundo.
Filosofia Yanomami:
Ruto kara - Parte do céu de onde a terra nasceu. Não pode existir nem começo nem fim.
Não pode haver nem princípio nem fim do mundo! Tudo é! O entendimento Yanomami, nos confins da Amazônia, onde vive esta tribo, que por quatro séculos e meio evitou o contacto com o homem branco desde que este chegou ao continente, tendo sempre desenvolvido e mantido a percepção da separação do que é material e não é material, do que é humano, e do que não é, o que é seu legado mais precioso.
Prática Yanomami:
Quando caça - O animal é de todos.
Não entendem que algo que existe para todos, possa ser só de uns. Essa ideia posta em prática cria uma vida comunal, na qual tudo é de todos.
Xamanismo Yanomami:
Xapiripê - O espírito.
O espírito que habita tudo, todos os seres, os animais, as árvores, as rochas, as cascatas, tudo, é habitado, tem alma.
Antes do céu cair:
Vou fazer umas quantas perguntas para ver se entendemos que existem diversidades de entendimento, de percepção, e de sensibilidade, que podem criar dimensões totalmente diferentes do que nós acreditamos ser a verdade absoluta. Não há verdade absoluta. Há verdades, e todas elas são relativas. Do que seremos donos? Quem dirá que a nossa noção das coisas está certa e a deles, os Yanomamis, não? O que é realmente meu? O que será propriedade de alguém? Mais genericamente: O que será propriedade?
Fico a matutar quantas guerras, quantas mortes, quanto desentendimento, quanta desgraça teria sido evitada se pensássemos como esses índios pensam? É uma gente tão bonita, se ornamenta com penas, as mais bonitas e coloridas, sorriem com o mais fundo de sua alma, e vivem sua intensidade na plenitude.
Eu penso cá comigo que haverá de ser melhor e mais feliz quem vive no mundo Yanomami.
quinta-feira, 27 de março de 2025
AVISOS.
Quem trata destas coisas nunca é bem visto, ninguém quer ouvir que as coisas vão correr mal. Mas o que eu posso fazer se as coisas vão correr mal? Ignorá-las, como agora fazem os políticos? Os da ciência não fazem assim. Temos de dispor do tempo que a antecedência com que percebemos as coisa nos dá, empregando-o em prevenir, transitiva ou pronominalmente, em todas suas acepções, é prevenir o que nos resta, porque o tempo de evitar já passou mor das vezes. Não tendo ainda dito do que se trata, e o meu caro leitor ponderado, calmo, senhor de si, aguarda tranquilamente pelo desenvolver do tema. Fato é que esta interpretação serve para muitas coisas que por aí andam a nos ameaçar. Primeiro vejamos o que é prevenir:
1.Dispor (se) de antemão, preparar, precaver (se), precatar (se)..
Assim como evitar, prevenir é uma ação anterior a qualquer ocorrência adversa. Por exemplo no caso da imensamente danosa ocorrência global a que intitulam alterações climáticas, mas que, como demonstrei em vários outros textos, é muito mais que isto; foi oferecida há 20 anos a via de evitarmo-la, o que foi sistematicamente menosprezado por expresiva parte dos político (poder de fazer). No caso das Nações Unidas, onde é mister dar-lhe feição e poder efetivo, idem, nada foi feito. Há muitas e muitas situações em que deixaram passar o prazo de actuar para EVITAR, deixando logo passar também o prazo de prevenir, restando a possibilidade de remediar, mas, como veremos, há situações irremediáveis.
2.Avisar, informar, advertir.
Foi e tem sido amplamente difundido avisos, advertências, quanto as muitas ocorrências danosas, desde as movimentações para a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, até ao retorno da tuberculose. E as consequências da advertência feita por quem tem saber para fazê-la foram menosprezadas por quem tem poder para evitá-las. Vamos perder a guerra na Ucrânia, e uso o plural porque todos perdemos com a derrota da Ucrânia, o quanto, ver-se-á mais adiante quando se consumar.
3.Tentar evitar.
Como ficou visto prevenir, a qualquer tempo, é tentar evitar o mal caminho. Quando complexas e dispendiosas as ações misteres para prevenir, estas não são operacionalizadas. Ninguém que enfrentar a realidade inconveniente, que exige maiores inconveniências para eliminá-la.
4. Acautelar-se, livrar-se.
São tantas as vezes em que a cautela, mesmo a do comportamento mais banal, pode contribuir para nos livrarmos de situações piores, mais graves, comportamentos que vão desde separar o lixo, não consumir determinados produtos, não fazer determinadas coisas, criando hábitos que acautelem problemas que ocorrem em razão dos hábitos errados, até alterarmos nossos hábitos. Sendo verdade que há medidas em bem maior escala necessárias a coibir a queda no poço, no precipício, para onde tantas vezes caminhamos, como por exemplo ACABAR com 80% da industria do plástico. E não querem falar disso porque incomoda inúmeros interesses instalados, desde os empregados aos donos das fábricas.
5.Evitar, impedir.
Nesta acepção, só pode impedir quem tem poder para tal. Evitar todos podem! Fato é que as populações em muitíssimos casos não se colocam para impedir as muitas desgraças que as ameaçam - QUE NOS AMEAÇAM - ação só possível com manifestações e com o uso do VOTO.
6. Predispor o ânimo de.
É o que tento fazer aqui. Sabendo que sou desagradável, logo mal visto.
Meu caro leitor, penso que sem excepção está muito, muitíssimo consciente que o prazo de evitar as desgraças que a resposta ambiental está, e continuará a dar a um nível cada vez nais violento, e não é só no clima, pensem um pouco: Onde nos irá levar a ingestão diária de microplástico a que estamos sujeitos? Em que medida as populações afetadas pelas alterações climáticas serão protegidas? O que está sendo feito? Todos os dias constroem-se muros! PIORES OS INVISÍVEIS, QUE OS EM MATERIAIS RESISTENTES! O que faz você, caro leitor, para PREVENIR situações que sabe serem negativas, destruivas?
Subscrever:
Mensagens (Atom)