O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Macas ou mocas?
Devido à minha proverbial estupidez, promovo soluções óbvias aos problemas que se me aparecem. Por exemplo: acaba-se-me o pão lá em casa, eu sem exitar saio e compro pão - pondo fim ao problema - e me considero muito engenhoso por isso! Só uma mente brilhante alcançaría tão pronta solução.
Deste modo quando sabe-se que o problema do INEM reside no sequestro, melhor será dizer não liberação, das ambulâncias que não podem seguir seu rumo sem as macas, este utencílio indispensável para o transporte de doentes, uma vez que os doentes sem macas teriam um transporte ao mesmo tempo difícil e perigoso, pensei, dentro dos meus limitadíssimos recursos mentais: Porque não suprir a falta de macas, e com isso libertar as ambulâncias prontamente, vale dizer libertar o INEM para continuar a fazer seu serviço indispensável e insubstituível? Desse modo, dentro de minha fraquíssima capacidade de entendimento, imaginei que se houvessem macas sobressalentes, o problema prontamente resolver-se-ia, evitando toda essa convulsão que assola o país há anos. Fiquei mesmo muito abespinhado que saísse essa ideia de minha limitadíssima cabeça, quando os cérebros privilegiados que dirigem a nação portuguesa, não concatenaram essa prodigiosa ideia, advinda de minhas parcas faculdades.
Seria algo assim: No lugar de adquirir mais ambulância, equipamentos, treinar pessoal para-médico e de suporte, etcetera e tal, bastaria comprar bom número de macas e distribuí-las pelos hospitais. Desse modo quando uma ambulância chegasse a um hospital, em lugar de aguardar a devolução da maca em que entregaram o doente, apanhariam outra, e seguiam seu mui meritório trabalho de salvar vidas. Sinto-me amedrontado em propor solução tão simples, que só poderia vir de uma mente tão simplória quanto a minha, e deste modo estar metendo a pata na poça, revelando todas as minhas limitações de raciocínio, mostrando quão medíocre eu sou.
Vencendo este medo por amor à causa, e na expectativa de salvar vidas, lanço aqui minha sugestão: PONHAM MACAS SOBRESSALENTES EM CADA HOSPITAL. COM POSSIBILIDADE DE ACESSO SÓ POR PARTE DOS PARAMÉDICOS DAS AMBULÂNCIAS.
Dito isso peço a Deus que me perdoe na minha ousadia simplória, e que ilumine as mentes brilhantes que nos governam para encontrarem a solução mais adequada a tão complexo problema. Que Deus nos ajude.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário