quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Quanto vale a TAP?

 


O cálculo do valor de uma empresa é a soma de todos seus ativos,  incluindo o giro, da qual se subtrai suas dívidas e compromissos.

Em Fevereiro de 2020, grosso modo, a companhia tinha 101 aviões, mais seus hangares, guichês, lojas e escritórios que valeriam algo como 10 bi (Dez mil milhões de euros), e teria um débito da metade desse valor, ou seja, valia algo como 5 bi.

Com a pandemia os aviões foram reduzidos para 88 aeronaves, e os débitos e encargos aumentaram, passando a valer algo como 3,5 bi. 

A paralisação de uma empresa que se expandia e se endividara para o efeito, foi sua maior tragédia. Com o boom turístico português a TAP resolvera crescer, e se endividou para isso, pois era uma empresa mista, com uma administração privada, com a visão empresarial de um sócio privado que queria uma grande empresa, com sua saída toda a aposta da empresa mudou, e logo a seguir veio a pandemia, tudo somado foi uma queda só, um colapso que só muito investimento poderá salvar.

Logo se, como dizem, serão necessários mais três bilhões, não se esqueçam depois de somar o que já lá foi posto, para algo que vale três e meio, parece a princípio um mal negócio. Entretanto entram nessa equação o tempo necessário para construir de raiz uma companhia como a TAP, e isto custa e vale muito dinheiro, outra coisa a considerar serão as indemnizações devidas com sua extinção. Para o governo, seu sócio majoritário, entra também nas contas a montanha de impostos que arrecada por haver TAP, o que para os privados eram apenas custos. Logo, tudo algebricamente somado, a TAP está para ficar, terá de fazer amputações necessárias para esperar que a pandemia passe, o turismo volte, e volte a haver entradas que permitam financiar sua expansão novamente. 

Até lá vai haver muita gritaria, muita discussão, e a ideia de António Costa de propor a aprovação da AR, (dos deputados da Assembleia da República) é uma legitimação mas é um jogo de cartas marcadas, jogo que traz de volta a geringonça bem unida outra vez, porque se formará de novo essa maioria entorno da ideia de uma Companhia aérea de bandeira forte, ideia muito apelativa num país amputado de suas outras principais empresas de bandeira (Eletricidade, Correios, telefónica, etc...), Tudo  mais que vai haver é encenação para inglês ver.       

Sem comentários:

Enviar um comentário