Veio a se ficar sabendo que o Papa Francisco dá centenas de telefonemas todos os dias, para as mais diversas pessoas para tratar dos mais diferentes assuntos, para perguntar, para se informar, para questionar, para concitar, para convocar, para convidar, para congraçar. O homem é imparável ! Sabe que tem que exercer toda a sua influência enquanto ainda tem força, e que não há um minuto a perder.
Passo a relatar um telefonema que recebeu um amigo meu, ademais luterano, que tem grande poder na sua comunidade e a quem o Papa pediu um favor, não darei detalhes por que além de não dever dar informações que possam revelar quem é este meu amigo, não estou autorizado a dá-las:
- Alô...
** Alô. Quem fala?
- É o Papa.
** Deixe-se de brincadeiras. Quem fala?
- É o Papa, eu estou telefonando por que....
.....Era Francisco.
Assim sem mais formalidades, sem mais tirar nem por, sem secretários ou qualquer coisa o Papa Francisco tem se dirigido a inúmeras pessoas para dar prosseguimento àquilo a que ele chama de sua missão: Juntar boas vontades em torno de alguns pontos principais em torno dos quais pretende que a sociedade atue e passe a se preocupar com eles. São estes pontos:
1. Contrapormo-nos à ditadura de uma economia sem rosto.
2. Promover a sua revolução da ternura, pondo o ser humano em primeiro lugar na sociedade, retirando deste lugar o dinheiro que colocamos lá.( Inclusão social.)
3. Convoca-nos a uma participação política de fundo cristão/evangélico.( Gerir a coisa pública para o bem comum.)
Francisco quer que todos participemos da festa da vida igualmente, sem que ninguém fique de fora, como hoje em que há muitos milhões de excluídos. O único detalhe que diferencia Francisco de todos os outros Papas, que diferencia Francisco de toda a gente, é que ele não quer isto só porque Jesus disse que era assim, ou porque a justiça das coisas faz-nos ver que assim deve ser. Não, Francisco sente isso assim desde dentro de sua alma. Por isto neste momento ele está se convertendo no centro de todas as expectativas, vale dizer de todas as esperanças. E esperança é uma coisa muito séria, porque nela reside nosso futuro, nela residem nos sonhos, a vida dos nossos filhos, residem todos os que virão viver depois de nós nesse planeta e a forma como irão viver - o que é muito importante, é a coisa mais importante que há!
Talvez Francisco seja a última esperança para um mundo que permitiu colocar o dinheiro acima de todas as coisas, como o maior dos valores, como a coisa mais importante. ( Se houvesse um diabo eu diria que isto foi obra do diabo.) Mudar tudo isto é uma coisa que todos desejamos, não por razões religiosas mas por razões pessoais de justiça e decência. Será possível? Penso que as diversas religiões para o caso em que é o líder de uma que nos convoca, atrapalham. Penso que os Estados, seus dirigentes, ficarão muito assustados com a ideia de repor-lhes no lugar de onde foram tirados pelas novas ideologias que negam o Estado, dando vez aos mercados e a situação de preeminência e poder em que se encontram. Este susto, de um homem da Fé se preocupar com isto, porque sabe que é o único caminho de dar rosto ao poder que sem rosto é capaz de todos os abusos e todas as insânias, pode causar medo, e o medo é um sentimento muito perigoso, sobretudo para quem tem poder. Vamos ver como isto evolui.
Como crente sei que Francisco foi escolhido numa hora decisiva para a humanidade. Vejo que ele está procurando atender as expectativas. Como não católico praticante, tanto se me dá se ele é Papa ou não, só me importa que haja alguém com força para atacar esta situação. Aquele chamado é para todos e acho que todos devem responder com um : Presente! Eu de minha parte não espero o telefonema, estou desde já engajado, sem medo e sem censura como aquele cavalheiro Bayard. Não posso adotar outra postura por ser quem sou, por pensar como penso, por sentir como sinto. Faço já parte das hostes de Francisco, espero que muitos ouçam ao chamado, espero que todos compreendam a mensagem, espero que hajam, motivados pela vontade de mudar esta situação indigna e sem futuro em que nos encontramos, muitos agentes para a mudança indispensável, improrrogável e imprescindível para a qual somos convocados.
Francisco não pode telefonar à toda gente. Não espere, participe, esta inversão de valores não pode continuar!
Sem comentários:
Enviar um comentário