segunda-feira, 27 de agosto de 2018

THE BRITISH VOICES - INGLATERRA NÃO SAIRÁ !










                                                                                                                  UK + EU.


No coro europeu os britânicos têm um lugar especial, não podem faltar. Rule Britannia. O Brexit foi um equívoco, ao ser questionado, um embuste ao ser debatido, um desgoverno, ao ser implementado. Rule Britannia, eu repito: Perguntem se o povo o quer, agora devidamente informado. Façam novo plebiscito!

The British voices songs together with the soul of a great country, they can not be out of the european chorus. O que se ouve do grande coro de vozes britânicas é que não querem sair da Europa, o que se passou na votação foi um momento de engano e de orgulho patriótico espicaçado. Eles que tanto preservam os valores de seu país, mal informados, estimulados por 'líderes' (Perdoem-me o uso do termo.) que apelavam aos grandes valores do 'Império', que apesar de não mais existir império, sua ideia mora nos corações ingleses como seu desejo de grandeza, forjando-lhes o orgulho. Grandes equivocados como Boris Johnson, ou mal intencionados como Nigel Farage do UKIP, mobilizaram emoções irrefletidas.

Em 23 de Junho de 2016 não tinham toda a informação necessária para decidir, e isso prova como podem ser equívocas as percepções de sim ou não, mesmo para uma grande democracia como a inglesa, onde tudo se discute todos os dias. Tendo David Cameron convocado THE UNITED KINGDOM EUROPEAN UNION MEMBERSHIP REFERENDUM que decidiu pela saída por uma margem muito pequena, com uma votação desinformada, dividindo o Reino Unido em áreas de conscientização política e de má informação, como fica claro na apreciação do mapa do processo de votação, onde as zonas rurais se opõem aos grandes centros urbanos, resultando numa incongruência eleitoral.

De momento a inteireza das instituições britânicas não davam margem para nenhuma outra alternativa que não fosse proceder ao Brexit, mesmo quando já no dia seguinte ao referendum a população percebera que se havia equivocado. Um fiasco, mas o erro estava feito, o logro consumado. Hoje, passados dois anos, com o nítido quadro do quão mau é para o Reino Unido sair da UE, há espaço para sanear dúvidas, quando estas não restam mais pelo clamor generalizado pelas ilhas, mas que só se poderão sanar com novo 'referendum'. Eu prevejo que o resultado será 7X3 (mais coisa, menos coisa) pela permanência.

Com a perspectiva do Brexit eliminada, a UE estará mais forte e apta para conversações mais profundas, que, com a força da presença do UK, fica restaurado o antigo equilíbrio, restringindo a proeminência alemã, circunscrevendo a importância francesa, prescrevendo uma Europa mais possível, com forças mais iguais, com mais democracia, e revigorada com fiéis que experimentaram a igreja do diabo e retornaram a igreja de Deus, como no conto de Machado de Assis.

1 comentário:

  1. Estudei alguma coisa sobre os Britânicos e os seus hábitos - Literatura, sobretudo. Salvo raras excepções , é gente muito complicada... Três passos à frente , três passos atrás - já dizia aminha avó ... :)

    ResponderEliminar