segunda-feira, 23 de junho de 2014

Eu não reconheci Portugal.





Tudo pode parecer agora justificativa, parceria se eu fosse portugues, ou ligado ao 'football', como não se dá nenhum dos dois casos, posso afirmar que o tempo de recuperação dado pela FIFA aos jogadores, quando estes são devolvidos/entregues às suas seleções nacionais é CLARAMENTE INSUFICIENTE. Os mundiais que eram, e assim devem ser, o momento máximo do 'football', a competição maior deste esporte, passou a ser uma competição de segunda categoria. O nível físico não pode ofuscar o tático e o estratégico, como se está passando. Se não vejamos:

Os jogadores das grandes nações do 'football' - Espanha, Inglaterra, Brasil, Itália, Portugal, Alemanha, Argentina, entre outras,  que têm participação em campeonatos muito exigentes nos países onde jogam, e que foram esprimidos até o osso nos campeonatos em que participam e retornaram a seus países no bagaço, muitos já ficaram de fora, as ditas grandes, exceto três, já estão todas fora do Mundial. Isto se deve ao fato do estado em que estes jogadores são entregues aos seus países de orígem já se encontrado com seu rendimento muito afetado pela excessiva demanda que lhes foi imposta em seus clubes. É perfeitamente compreensível que assin tenha sido e que assim seja. Foram pagos a peso de ouro, logo é compreeensível que os que pagaram (seus clubes) queiram extrair deles tudo que possam. triste é que não lhes seja dado tempo para recuperar e se veja este espetáculo lamentável que o Mundial do Brasil está apresentando.

A seleção portuguesa tem 10  lesionados entre seus 23 convocados, é um altíssimo percentual. Nota-se em grandes jogadores, como Messi, Cristiano Ronaldo, Fábregas, David Villa a falta de ânimo, e por falar nos espanhóis agora já eliminados, os ainda campeões do mundo, lembremos que por razões da mesma ordem ficaram de fora Xabi Alonso, Beñat e Javi Garcia, a razia física foi geral e em tão pouco tempo não se podiam recuperar. É inadimissível que tenham sido excluídos anteriormente, ou no curso do mundial, os maiores nomes do 'football' atual devido às suas condições físicas, assim todo o espetáculo e as espectativas dos que pagaram quantias exorbitantes para verem os melhores do mundo vêm-se frustadas por razões que poderiam ser facilmente evitadas.

O título deste artigo, em que penso alertar, no artigo, para uma questão que é péssima e que parece tem passado despercebida aos comentadores em todo o mundo, pois não sei ainda de nenhum que se tenha referido a esta situação, a triste situação em que se encontram os jogadores convocados para este mundial e dos muitos outros jogadores que não foram convocados por não apresentarem as condições físicas necessárias, e que necessitam de que se ponha cobro nisto, porque a FIFA nada tem feito, imersa em seus interesses e nas suas relações com os clubes profissionais. Pois então a escolha do título deste artigo é a verificação do que notei em várias seleções e que na portuguesa é mais gritante, porque não dispõe de mais opções (um país com pouca população) que tem tido grandes jogadores, e que, os atuais,  não pode reuní-los pelo simples fato de não apresentarem condições físicas. E, a pouca que tinham, foi se esfarelando logo nos dois primeiros jogos. Esta situação não pode perdurar e os jogadores terão de dispor de um maior intervalo à disposição de seus países antes de começarem as competições mundiais. Eu não reconheci muitas das seleções que vi jogar, Portugal é só  o exemplo mais gritante deste fato, por isto destaquei-o como exemplo mais forte do que se passa, porque tristemente o é, estando já praticamente eliminado.





Sem comentários:

Enviar um comentário