O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
terça-feira, 5 de abril de 2016
LEMBREM-SE: ELES SÃO SERES HUMANOS !
Exatamente como está em As vergonhas europeias penduradas em Idomene, segue-se o link: http://hdocoutto.blogspot.pt/2016/03/as-vergonhas-europeias-dependuradas-em.html , todas as previsões do que se iria passar com o acordo com a Turquia se confirmaram, e a continuada falta de coragem dos dirigentes europeus em enfrentarem o problema dos refugiados, falta de coragem que vem esfacelando a União Europeia, atinge o cume empurrando o problema para os turcos, e eles fazem o que não pode fazer os europeus, como hoje se soube que fizeram com afegãos e congoleses, recusando-lhes o Direito de solicitar asilo.
As pessoas a sofrerem, expulsas, perseguidas, desprovidas, ameaçadas, fugitivas, refugiadas. As imagens, para quem as olhou com atenção, dizem tudo desse contigente humano malbaratado, marginalizado, excluído, isso não os tocou, corações de pedra que só fazem política de conveniências. Sabemos que a UE não tem responsabilidades diretas no ocorrido, mas tem no que agora ocorre. Tem por omissão responsabilidade no que não fez ao longo desse ano em que os refugiados morriam feito moscas no Mediterrâneo, e chegavam como pássaros engaiolados às praias gregas e italianas. Quanta insensibilidade foi necessária para que se produzissem aquelas imagens, e quanta falta de juízo é mister para decidirem tudo errado em sucessivas decisões sem lógica. Não podem ser tão estúpidos! São o que então? Desinformados? Sem critério? Covardes? Não solidários? Não há palavras para os qualificar.
Revoltado com o que vejo e como as soluções tendem à repulsa e não ao acolhimento, ja no artigo intitulado Essas morte têm de acabar apresentava a solução óbvia se os quisessem acolher e evitar o sangue no Mediterrâneo, já faz muito tempo de imobilidade, e, apesar do que se passou nos últimos dois anos sem uma solução plausível, continua a exclusão, agora orquestrada. E porque? Porque os que mandam na Europa não queriam, e deixaram o problema progredir, e não querem, e, como ele é grande demais, resolveram pagar à Turquia para fazer o trabalho sujo que eles não têm coragem de o fazer diretamente. Já escrevi sobre isso em 2013, e passaram-se mais de dois anos e tudo continua na mesma, ninguém é cego tanto tempo! Está provado que os atuais dirigentes que mandam na Europa repudiam os refugiados, exatamente como a Hungria, só que a Hungria foi mais honesta em o declarar frontalmente sua repulsa, eles não. É abjeto, mas é assim. Se formos aos meus artigos As portas da Europa, e os de 2014: Uma nação de refugiados e o Dia Mundial dos Refugiados (ofereço os links no final) verão que o que se passa agora era já uma intenção escondida que já existia então. São só máscaras e falsidades, até pela necessidade de respeitar a Lei de acolhimento a refugiados a que estão obrigados, mas vontade não há nenhuma, parece que se esqueceram de que: ELES SÃO SERES HUMANOS!
LINKS: http://hdocoutto.blogspot.pt/2015/08/essas-mortes-tem-de-acabar.html
http://hdocoutto.blogspot.pt/2015/05/as-portas-da-europa.html
http://hdocoutto.blogspot.pt/2014/08/uma-nacao-de-refugiados.html
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7310573379523666490#editor/target=post;postID=6209429556067173985;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=6;src=postname
E mais:
http://hdocoutto.blogspot.pt/2015/08/a-grande-vaga-humana.html
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário