segunda-feira, 28 de março de 2016

UM ATO DE PURA VINGANÇA!









A condenação dos jovens que se reuniram em Angola com  Luaty Beirão é uma prova de que José Eduardo dos Santos prepara seu afastamento do exercício formal do poder. Não do poder, que esse por razões várias deve ser mantido por ele, mas do  dia a dia, que, após quase quarenta anos, já o deve enfadar, e, sabendo-se mortal afinal de contas, e devendo de preservar a condição de seus filhos, prepara a transição, some-se a isso que a presente situação angolana não recomenda nada.

O processo, a acusação, a culpabilidade, as razões, não importam,são questões menores, importa é condenar: A leitura de um livro perigosíssimo, a conspiração, suas armas, seus perfis de terríveis terroristas, nada os podia ilibar. (Pois todos trabalham regularmente, têm profissões as mais inocentes, não tinham armas em sua posse etc...)

O pano de fundo que é o que importa, porque compõe a cena, é o AVISO claríssimo: ACHTUNG ! Quem se opuser ao regime, aos que mandam em Angola, o dito governo, que é governo pleno no sentido de poder, não terá nenhuma tolerância! Aqui não há contemplação! E com isso o sistema implantado continua. Angola tem um regime estável. Não esquecer que esses que lá estão, estão lá por terem vencido uma guerra, uma terrível guerra que os pôs lá, portanto não há nenhum acordo, nenhuma aceitação para os que se oponham ao poder instalado.

Pois os condenados são isso. Serviram bem ao pretexto que pretendia a Ditadura, sim porque Angola é uma Ditadura, é esse seu regime, onde não há rotatividade no poder temos ditadura, além do mais um poder que assumiu na circunstância de uma guerra, não deixa dúvida nenhuma.

Agora há quem acredite no indulto presidencial para os condenados de hoje (um poder acima dos tribunais esse indulto, outro absurdo) eu não me incluo entre esses, penso que o exemplo para o qual foram escolhidas essas vítimas da intolerância característica das ditaduras, é para ser levado até o final, não é um aviso brando, pois não é de ânimo leve que dão esse aviso, é para que se saiba que o regime vigora, e está para durar.

Sendo esse seu objetivo, não foi essa sua motivação. Calhou bem poder dar esse aviso, foi oportuno para um governo qua anuncia sua retirada, poderá até relaxar quando se retirar, até lá ficam na jaula. O que serve bem pela oportunidade, fica mais bem encaixado pelo que os move, e isso é, como sabe quem conhece os detalhes da ação contra os jovens agora condenados, é, para exemplo, um ato de pura vingança.

Sem comentários:

Enviar um comentário