quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

PORTUGAL NÃO NECESSITA DE CAUSAS.






Image result for imagens do mar

Nem de casos. Mas vamos esmiuçar isso!


Portugal precisa de visão de longo prazo. Precisa se tornar a 23ª economia do planeta  (é a 35ª) e com PDEs de longo prazo, e metas de curto, atingirá rapidamente essa  posição. (PDE = Plano de Desenvolvimento Económico)

O mar, seu destino maior, virá outra vez transformar Portugal e lançá-lo no futuro. Com enorme Zona Exclusiva, Portugal reúne todas as condições para ser um dos maiores exportadores mundiais de proteínas. O mundo tem fome, e sempre terá mais fome, o aumento populacional cresce, e as zonas de cultivo diminuem, só o mar poderá dar resposta às necessidades alimentares globais. 3/4 partes de mar a cobrir o planeta será sempre uma gigantesca fonte de alimentos.

Algas, Krill, camarões e muitos crustáceos, centenas de micro-organismos, gastrópodos, moluscos, além de muitas variedades de peixe, são as fontes mais óbvias. Com a produção intensiva destes seres vivos, virá a industrialização dos mesmos, os métodos de conservação, acondicionamento, transporte e distribuição desses. A indústria desenvolverá inúmeros outros produtos surgidos da lida com esses seres, da qual emergirão substâncias, materiais, produtos, todos novos, que serão destinados às industrias existentes, cosmética, farmacêutica, etc... como nascerá industrialização nova nessas áreas específicas, e em outras que serão entretanto descobertas, assim como poderão ser obtidas matérias necessárias, emanadas e tidas, como subprodutos dessas indústrias que se criarão.

Como ficou visto há todo um mundo novo por se criar, e Portugal deve ser pioneiro, repetindo sua história marítima, desde as pesca ancestrais e indústria pesqueira (garume) até a epopeia comercial  que "deu mundos ao mundo". Hoje há mais mundos que descobrir, e eles estão no fundo do mar.

Quando a política presentemente se move ao redor de causas, tanto as que são os motivos, como as dos fatos, esses que as transformam em casos, como também as das facções, que agora não tendo ideário nem ideologia, sobrevivem de causas sucessivas, que pescam á ocasião. Caros políticos a realidade indica inúmeras possibilidades, o futuro espera de Vós compromisso e boas intenções, e só se atinge o futuro com planeamento, e consecução de metas em objetivos sucessivos. Há tanto que se cuidar, tanto que se fazer, muito que se pensar e para dedicar Vossos esforços, não percam-se em questiúnculas estéreis, que se materializam apenas em casos sucessivos, fazendo destes causas porque lutar, porque essa atitude é falsear a verdade, trair o passado e defraudar o futuro. Voltem seus olhos para Vossas glórias passadas, busquem no exemplo de Vossos Heróis um caminho a seguir, abandonem a esterilidade deste deserto existencial em que lançaram a política, e alarguem Vossos horizontes lançando Vossas vistas para o futuro que clama por medidas hoje, urgentes, inadiáveis medidas, deixando de perder Vosso precioso tempo com causas improdutivas. Busquem o Horizonte, infinito à mirada, e onde melhor se o pode contemplar é no mar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário