domingo, 20 de outubro de 2013

A pieguice de Pacheco Pereira: " That silver-haired daddy of mine".

DEFESA PRÉVIA.

Pacheco Pereira, o português que guarda este ilustríssimo nome de família, é piegas. Está provado! Neste seu último programa que intitula-se 'Ponto contra ponto', que vai regularmente ao ar aos sábados, portanto no dia de hoje, termina com uma homenagem aos mais velhos portuguêses, essa gente que vem sendo tão espezinhada ultimamente, e para a qual se tem tentando criar uma crise inter-geracional, como tem insistentemente alertado o piegas Pacheco Pereira. O Dr. Pacheco Pereira conhece os meandros do poder, logo quando fala deve ser escutado. E como não tem medos, nem papas na língua, costuma dizer coisas que os cícrculos de poder devem achar no mínimo inconveniente. Além do mais Dr. Pacheco Pereira é piegas.

Com esta canção de uma pieguice imensa, onde um filho gostaria de devolver a cor dos cabelos brancos de seu pai, com a qual terminou seu programa de hoje, está condenado à exclusão, e ainda dirá com seu modo indiferente que é o lado pra onde ele dorme melhor, imaginem. Um assinte a uma gente que não aceita nada que possa ser piegas. Certamente o Dr. Pacheco Pereira não deverá saber da gravidade da situação que vive Portugal. Bem...Olha que sabe! Então faz isso de propósito... Pois faz... E qual é o propósito? ......?..... É ser piegas.


Sim, pieguice é sentimentalidade excessiva. E o que será excessivo no sentir? Piegas é  aquele que se embaraça com pequenas coisas. Ora Dr. Pacheco Pereira não se embaraça nem com as grandes. E então? Talvez embaraço aqui queira dizer simplesmente emoção. É que Dr. Paheco Pereira se emociona. Dr. Pacheco Pereira sente piedade, dor, compaixão, comiseração. Sentimentos banidos pelo primeiro ministro ao indicar que não fossem piegas os portuguêses. Dr. Pacheco Pereira não acatou-lhe a orientação. Piegas também é animado. Olha que bem animado deve ser Dr. Pacheco Pereira, bem animada há de ser sua vida, com pensamentos e sentimentos que tem demonstrado à exaustão, de não aceitar nada que seja pequenino e mesquinho- só isso dá-lhe animação pra três vidas, mas há mais. Dr. Pacheco Pereira tem caráter. Isso é terrível..Coisa mais danada esta de ter caráter, além de gerar uma enorme animação, nos leva a outra qualidade da pieguice, que é ser ridículo. Dr. Pacheco Pereira é ridículo. E sabem porque? Porque faz  rir aos que não têm o caráter que ele tem. Porque o riso é uma reação histérica face do icognoscível (definição minha). É certamente rirão do Dr. Pacheco Pereira aqueles que não lhe conhecem a gema, porque não lhe reconhecem o caráter. Aliás esta gente contra a pieguice não reconhece caráter a ninguém.

Porque ser piegas é ter condescendência e compaixão com o próximo. Ser piegas é ser  solidário. É preocupar-se e por-se no lugar dos outros. E por-se nos lugares dos outros é um atraso de vida, porque os não podemos massacrar, porque temos de entender sua situação. Ser piegas é ser choramingas. Devemos sempre chorar as nossas mágoas e não desdenhar das alheias. E a grande força é resentir-se das alheias, mas isto é tão raro, cada vez mais, que muita gente nem sabe o que é. Extremamente piegas, alguns chamam de humano, mas pra quem não sente o dever de solidariedade, é piegas. Pois bem.....é. E daí? Quem,com sentimento, não gostaria de devolver a cor aos cabelos brancos do pai?

Pois é, neste momento tão desumanizado que atravessamos ainda bem que há homens como o Dr. Pacheco Pereira, que para lá de qualquer defeito que  lhe possam apontar, é piegas. Graças á Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário