sábado, 31 de agosto de 2019

O ESPECTRO PARTIDÁRIO PORTUGUÊS.









O PCP  é assim como uma seita, uma igreja, onde o número de fiéis é pouco menos que os dos votos.
O BE é como uma banda, atrai muita gente quando passa "tocando coisas de amor", seus membros são aqueles que tocam na banda, os seus votos, podem ser de todos os que forem ver a banda. E serão muitos, ou poucos dependendo da audiência, das músicas escolhidas, do quão boa for a tocar.
O PS é um clube, onde, os de carteirinha, são seus sócios, mas muita, muita gente vai às festas.
O PSD é um anti-clube, tem seus membros, afiliados, e não são poucos, mas só engrossa quando é por oposição, quando essa se mostra valente, fantasiosa.

Ainda há a terceira divisão, mas esta, tem muitos que baixam para uma quarta e jogam pouco jogo, seus adeptos mudam muito, e, só em eventualidades brejeiras, vêem engrossar os torcedores (votantes). No mais tudo depende dos jogadores 'contratados'.

Agora começam a surgir outros clubes, que conquistaram, ou conquistarão adeptos, se irão a jogo, logo saberemos.

Porém esses clubes têm suas cores demarcadas, suas posições definidas no placard, ou de um lado, ou de outro. Perigosa é a proposição de não ter lado, não ter ideologia, e essa afirmação do PAN, que não é de esquerda ou de direita, é, no mínimo, absurda. Fantasiosa, oportunista, aberta a acolher tudo que venha, não exigindo documentos, pode ser gente, pode não ser, desde que vote, está bem.

O que não está bem é existir um partido sem ideologia, sem princípios demarcados, sem alma. Por mais que suas intenções possam ser boas, em política, é mister dizer quem é. Claro, uns terão ideias, programas que pretendem isso, outros pretendem aquilo, é assim que funciona, mas sabemos quem são, onde estão colocados no espectro político, ir à todas é que não é admissível, bem como não ir a nenhuma. Cada jogador tem sua posição demarcada no campo, pode, eventualmente jogar mais de um lado que não seja o seu habitual, o eleitorado faz o mesmo, o que não pode é mudar de posição, ou não ter posição e jogar nelas todas, ora é goleiro, ora é centro-avante.

O PAN, que até fez por merecer algum voto, deve ser excluído pelo eleitor, enquanto não se definir, enquanto não clarificar o que é. E disser eu tenho essa ideologia, e me orgulho dela. Assim às escuras, é que não.


Sem comentários:

Enviar um comentário