segunda-feira, 13 de maio de 2013

Situação de entendimento.

                   Consenso-Dissenso-Infenso-Incenso
     

       A palavra do meio é uma evolução generalizada de dissensão, que é discordar, divergir, mas é, sobre tudo, sentir de modo diverso, diferente. O consenso pode ser anuência ou acordo. Sendo o primeiro significado apenas dar o consentimento, no segundo: acordo, ambas as partes chegam a um entendimento salutar e comum. Muitas vezes uma das partes está pensando em obter o consentimento e a outra quer chegar a um denominador comum, desta forma é muito difícil haver acordo.
         Só se busca consenso quando uma das partes sente de modo diverso da outra e portanto discorda de suas medidas, havendo, evidentemente, a necessidade de buscar um acordo possível, um meio termo onde as partes consigam conviver dentro do espaço possível de aceitação mútua. É tão mais difícil encontrar este espaço, quanto mais destoantes forem as opiniões em pauta para serem harmonizadas.
         No caso de se  verificar posições contrárias inconciliáveis,gera-se o infenso, que também quer significar inimigo, posto que a discordância põe as partes em campos opostos, significando que só lhes resta a contenda e a compita, tornando-as além de rivais e opositoras, inimigas.
              


Quando uma parte não está sinceramente interessada na participação da outra e só quer dar a demonstrar que buscou o consenso, que saberia não obter ou ter de ceder muito, o que não lhe interessava, para obter consenso. Muitas vezes simula seu desejo de obter um acordo, pelo incenso, a lisonja de oferecer um consenso para demonstrar uma boa fé que não tem. Antigamente na origem do termo incenso ( talvez se escrevesse com esse em vez de ce)queria significar, falta de senso, pois que o efeito do odor da terebentina, na substância aromática, ocasionava esta sensação, por isto estar ligada aos ritos religiosos. Muitas vezes estes falsos consensos, escondem a insensatez, a insensibilidade e a irrascibilidade de uma das partes. Haja boa vontade e tudo se resolve ! !

Sem comentários:

Enviar um comentário