A palavra do meio é uma evolução generalizada de dissensão, que é discordar, divergir, mas é, sobre tudo, sentir de modo diverso, diferente. O consenso pode ser anuência ou acordo. Sendo o primeiro significado apenas dar o consentimento, no segundo: acordo, ambas as partes chegam a um entendimento salutar e comum. Muitas vezes uma das partes está pensando em obter o consentimento e a outra quer chegar a um denominador comum, desta forma é muito difícil haver acordo.
Só se busca consenso quando uma das partes sente de modo diverso da outra e portanto discorda de suas medidas, havendo, evidentemente, a necessidade de buscar um acordo possível, um meio termo onde as partes consigam conviver dentro do espaço possível de aceitação mútua. É tão mais difícil encontrar este espaço, quanto mais destoantes forem as opiniões em pauta para serem harmonizadas.
No caso de se verificar posições contrárias inconciliáveis,gera-se o infenso, que também quer significar inimigo, posto que a discordância põe as partes em campos opostos, significando que só lhes resta a contenda e a compita, tornando-as além de rivais e opositoras, inimigas.
Sem comentários:
Enviar um comentário