segunda-feira, 16 de maio de 2016

Fez renascer a Igreja.




'Ecclesia renata' podemos dizer em bom latim. Francisco está fazendo mais pela Igreja que um milênio de doutrina e imposição, mais que toda a opressão da inquisição, mais que toda a califasia do mundo, Francisco é autêntico. Toda a naturalidade, a simplicidade, a despretensão, toca-nos pelo que contém de verdadeiro, de espontâneo, mesmo de ocasional.Tudo o que é forçado, preparado, pretensioso, exclui, soa a falso, e Francisco vocês já sabem como é.


Quem me lê assim com  alguma regularidade, deve imaginar que sou um católico praticante, tantas vezes me lêem falando sobre a Igreja, mas a razão é outra. Não sou católico praticante, acho que nem católico eu sou, porque a Igreja nunca exerceu nenhum fascínio sobre mim, excessão feita a arte sacra, sempre adorei a arte que foi empregada como meio de expressão religioso, que, ao longo dos séculos, deu trabalho aos artistas, nada mais da ação da igreja me atraía porque vinha acompanhado daquela presença repulsiva que se chama padre, que me afasta deles desde sua califasia, até as suas atitudes pouco recomendáveis. Quando na minha cidade apareceu um padre bêbedo, gostei imenso, porque ele era humano. Para mim que sempre gostei muito do feminino, em toda sua expressão, sobretudo a sexual, a vida sem mulher era inconcebível, e pensava que para aturá-la, só mesmo bêbedo. Assim não buscariam outras desviantes.

Francisco mudou muito minha opinião, como mudou a igreja, por isso este artigo se intitula assim como se intitula, mostrou que pode haver gente de carne e osso por debaixo das batinas, das sovas, das sotainas, coisa que parecia-me impossível a quem optou pela mentira de uma vida sem sexo, totalmente contra a vontade de Deus que o criou, e criou o sexo para o prazer além da procriação. Tudo o mais é mistificação e arrelia.

Todos os padres que falaram comigo desde sempre, nenhum tentou me converter, à fé, porque a minha se lhes afigurava, como é, imensa, à religião, porque como sempre eu disse não precisava de que ninguém me ligasse com Deus, do qual nunca me apartei, beatismos e papa-óstismos nunca foi comigo, logo logo sentiam que era uma conversão impossível. Francisco, e se o criticam em sua ação pastoral, no meu caso enganam-se, vem, com sua ação de homem, pouco-a-pouco me aproximando dessa Santa Madre Igreja, que não considero nem santa, nem mãe, mas que pode ser um elemento de boa ação nesse planeta, e que pode servir à Deus, sobretudo com as enormes capacidades instaladas, que a faz capaz de poder ser um instrumento de Sua vontade.


Sem comentários:

Enviar um comentário