terça-feira, 11 de junho de 2013

PRISM/1984-G. Orwell/Espionagem/ Privacidade/ USA/Cidadania.


Can You see me now?


Edward Snowden desapareceu de seu hotel em Hong Kong ! Para onde terá ido Mr. Snowden? O fato é que poder-se-á nunca mais ouvir falar de Mr. Snowden, mas fica a sua denúncia do PRISM. Agora sabemos que se usarmos o telefone, o telemóvel, a internet, qualquer rede social, estamos a ser espionados. E porque? Simplesmente porque esxistimos. Existir passou a ser um perigo. Para nós e para os outros. É verdade que a razão de tudo isto é a ação dos terroristas e de até onde eles podem chegar, como se viu. Será que isto dá o direito de roubarem a nossa privacidade? Será que isto dá, a quem quer que seja, o direito de espionar-nos? Penso que não.

O PRISM este sistema que a agência americana de espionagem NSA controla e que tem a capacidade de espionar todos os cidadãos do planeta através das suas comunicações, com a finalidade de evitar ações terroristas a justificar sua existência,tornou-se conhecido à conta de um agente do próprio sistema NSA e CIA , o Sr. Snowden que agora desapareceu, que indignado com este monstro de mil tentáculos, denunciou-o. Quem autorizou que criassem semelhante besta? O presidente americano, sob o pavor de outro ataque, mas quem lhe garante que o fato de saberem, ou suporem saber, sobre um ataque vai evitá-lo? No onze de Setembro , não se esqueçam, SABIAM, e isto não evitou nada.

A paranóia governamental americana pode muito bem, assombrada pelo '9/11', imaginar uma ação onde esta não existe. Pode um inocente que chamou um determinado número por engano, ou acedeu a uma página que lhe foi sugerida na net, ver-se envolvido num caso com o qual nada tem a ver. É muito perigoso o big-brother, o 1984 do Orwell nunca foi tão atual. E, torno a perguntar, quem lhes dá o direito de espionarem todo mundo?

O público indignado foi para a rua com cartazes a questionar se agora lhe podem ver. Já que agora sairam do anonimato para protestar, esta questão é a expresão maior das distorções a que estamos sujeitos na sociedade contemporânea, o Direito de cidadania em defesa do Direito de cidadania. A pergunta, escolhida com sabedoria, é reveladora da condição em que fomos colocados e da sua não aceitação: Can You see me now?

O Sr. Snowdem sabia, quando denunciou, os riscos que corria,pois este monstro era para ser mantido secreto. A experiência recente do Sr.Julian Assange do WikiLeaks deixava-lhe claro, sem margem para dúvidas, a que estaria sujeito, mesmo assim denunciou. E o fez alegadamente por respeito ao cidadão e seu Direito à privacidade. Sempre haverá um homem para deter o escândalo e a maldade de outro homem, é verdade, porém há sempre um homem a conspirar para cometê-la.

Vivemos os dias do fim dos tempos. Por que não poderão continuar a proceder assim, os tempos terão de ser outros, para o bem ou para o mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário