domingo, 2 de fevereiro de 2014

O Presidente Marcelo II - Não se catuca onça com vara curta!






O Prof Marcelo pensou, pensou.... Deixe-me ver lá onde é que lhe doi mais.... Pois é, é aí... E deu um tiro na mosca. A Judite de Sousa que é uma mulher inteligente fez logo uma cara porque percebeu tudo... Agora Dr. Passos aguenta....Aguenta.... Foi catucar onça com vara curta....Agora aguenta.....

Saindo do meu estilo habitual, porque quero tratar de coisas de alta importância e tenho me recusado a tratar de coisas mais mundanas, bem mais da natureza humana, que até, acredito, aumentariam o número de leitores deste meu bloguito. Porém tenho a cabeça nas altas problemáticas da humanidade, nasci assim que posso fazer? Mas, desta vez, por um conjunto de razões, que se juntaram, não pude resistir a fazer uma coisa que sei que faço bem, o comentário mundano das coisas e as suas causas. Das várias razões que se juntaram apresento duas: 1ª- Gosto imensamente do Prof. Marcelo e não acho bem vê-lo torpediado  por uma figura menor e passageira da cena política portuguesa, que só chegou onde está pela instrumentalização partidária, lamentável e recorrente nos ditos do Arco da Governação, onde em um, até, graças a ela, passou a ter dono. 2ª- É sempre interessante ver uma inteligência em ação, e sei que muita gente, talvez toda gente, não terá coragem de comentar o que se passou.

Meninos foi como eu lhes contei no primeiro curto parágrafo, porém eu o troco em miúdos porque nem todo mundo vai chegar lá, entretanto também aqui o indicador da Google do Português de  Portugal informa-me que os portugueses não sabem o que é catucar. Por isto vou trocar em miúdos, irei destrinçar o meu primeiro parágrafo para vocês saberem como eu vejo que as coisas se passaram.

O Professor Marcelo não gostou nada, mas nada mesmo, de se ver excluído da possibilidade de contar com o apoio do PSD, seu partido, à sua candidatura Presidencial, que avançará inexoravelmente; mas não podia dar o braço a torcer, como não podia deixar de comentar que entendeu que aquilo do catavento era com ele, ele não é estúpido, e não pode fazer parte de tal, mesmo quando lhe convenha, porque se pôs numa posição, que é sua, e ninguém a tira, de homem que conhece e percebe tudo que se passa na política, e assim é, e portanto não se pode fazer de desentendido. Por outro lado isto revelava que o fato de ele ser uma pessoa ativa, presente, preocupada e interveniente, incomoda muito, e que isto não é minimamente justo! Que culpa tem o homem de ser assim? Nasceu assim que pode fazer?

O  Professor Marcelo não podia logo no domingo seguinte dar uma forte, ' uma resposta' que mostrasse bem o quão incômodo ele pode, mesmo, ser. Fez-se de morto, até de triste....já não podia ser candidato, Dr. Passos Coelho não quer....Porém no próximo, que é hoje.....

Depois de pensar chegou à conclusão: A questão era a seguinte: O que se está a passar naquelas cabecinhas? E porque é que não me querem?  O que será que estão tramando? Como é que vai ser isto? O que mais lhes aflige?
E a resposta surgiu clara: O pessoal do atual governo acredita que se mostrar ao país que todas as barbaridades que fizeram tiveram um excelente resultado, o país reelege-os para os cargos que ocupam, tavez sem a maioria absoluta, mas vão lá outra vez! E o maior trunfo para poderem convencer o país que tiveram bom resultado, é o que se convencionou chamar uma saída à Irlandesa. Isto anunciado há poucos dias das eleições faz uma cortina de fumaça que dá para os eleitores acreditarem, e votam...depois de estar votado, já está! E assim tendo boa votação nas europeias, ficam bem situados para as legislativas, começam um trabalho e já, então, podem saber se lhes é possível ou  não, apesar da subida do PS nas sondagens. 

Depois desta conclusão seu ataque foi fatal neste programa de domingo. Ao comentar sobre a saída de Portugal do programa de ajustamento,  o que aliás é matéria de preocupação geral, tema muito oportuno, e da semana, até porque motivou comentários da ministra das finanças, e porque a posição do PS, tem de ser tomada. E, é claro, se querem entendimento em alguns pontos porque irão excluir outros, mais importantes e mais susceptíveis de gerar maior estabilidade e um entendimento mais profundo que tranquilize os mercados? Querem entendimento sobre uns assuntos e não querem sobre outros? Ainda mais sendo pontos fundamentais sobre o déficit e a dívida pública?

Então como quem não quer nada, como quem está comentando, que é o que está a fazer afinal, sem despertar nenhuma suspeita, é apenas mais um comentário.... dispara que seria escandaloso (e repete a palavra três vezes) puserem-se a esticar a decisão para ela coincidir com as eleições e poderem triunfalmente arvorarem-se em Salvadores da Pátria. Como o Professor Marcelo sabe que é exatamente isto mesmo que pretendem, deu uma estocada fatal na trama do governo, prevenindo e classificando de escandaloso para lhes roubar a possibilidade de assim procederem. Brilhante Marcelo!

É por isto que eu disse que foram catucar, que quer dizer fustigar, onça com vara curta, Agora levam! Não se fustiga um animal perigoso ( como a onça, como o Professor Marcelo) com uma vara tão curta, Prevenir-lhe o apoio do PSD, talvez aumente-lhe o apoio das bases do PSD, porque é desejo de muita gente, creio uma larga maioria do PSD, e não só, ver o Dr. Marcelo Presidente da República. Mais ainda fez o Professor durante seus comentário, revejam o programa, que eu não irei anotar aqui, fatal como a morte, porque é de um poder bombástico contra o governo, sobretudo na boca do Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Má escolha fez o primeiro ministro em fustigar uma fera como o Professor, quem viver verá!




Sem comentários:

Enviar um comentário