segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O Dr. Rio está no partido errado.






TEM A CORAGEM DE CONCORDAR SEJA COM QUEM FOR, DESDE QUE ACHE CERTO.
UM HOMEM SÉRIO NÃO PODE GANHAR ELEIÇÕES.


Colocada estas duas premissas, vamos ver porque o Dr. Rio está no partido errado, analise-mo-las:

Os políticos profissionais não se podem mostrar amenos, concordantes, afirmativos. Têm de ser contrastantes. Para tal têm de discordar, contraditar, criar polémicas. Como pode um homem do PSD concordar com Catarina Martins, seja no que for? E com Jerônimo de Sousa ter algum ponto em comum? Portugal, o bem comum, que se dane, o importante é marcar diferenças, mostrar-se intransigente com qualquer dos pontos que os aproxime. Se isso faz mal ao país? Não importa!
A política faz dos políticos cabotinos, e não se apresentar assim, não convence, aos que querem ser assim convencidos, (a imensa maioria), já cumprir a praxe, enganar, sofismar mentir, é apreciado. Garante votos, faz a clientela vibrar, dizer a verdade nunca faz bem, como afirmou Platão repetindo um pensamento de Sócrates: "A sinceridade mata." Dizia-o porque ninguém quer ouvir alguém falar de seus defeitos, se é feio, horrível, e pergunta se é bonito, deve-se responder que é lindo. No caso aqui a sinceridade é outra, em sendo a mesma, se é bonito (e é opositor) e vemos que é bonito, não podemos sinceramente dizer que o é. Não, isso mata as divergências, e é nas divergências que se ganham eleições. Dr. Rio é politicamente incorreto por ser correto. Este o paradigma de sua forma de ser. E é terrível quando o paradigma é uma contradição.

Eu hei sempre de me lembrar do Dr. Rio como um homem de bem, alguém que muito poderia fazer o Bem a Portugal, por sua honestidade, por sua decência, por sua franqueza, mas ele irá para o limbo da História, porque tentou ser sincero, "A sinceridade mata."

Penso que fica visto porque um homem sério não pode ganhar eleições, não pode honestamente concordar no que seja para concordar, e discordar naquilo em que verdadeiramente discorda, terá muitas vezes que concordar com o que discorda e discordar do que concorda, para gerar diferenças, e também  sofismar, falsear, e mentir, e enganar, esses os pilares do bom político. Falta ver porque está no partido errado. Vejamos:
                                              1. O Dr. Rio não é de direita, ao menos não daquela que faz mal ao social para atender ao económico.
                                              2. O Dr. Rio não é passista, e o PSD, deixou de ser social-democrata, na acepção dos fundadores, que também não eram da direita, certamente não à passismo, e o veneno desse homem de extrema direita ainda purga por todo o PSD, com os deputados que elegeu, com a escumalha que reuniu, com os seguidores que arrebanhou, criando um outro PSD, que o Dr. Rio tentou expurgar, mas que logo voltará em força, com o chefe a cabeça, porque a social democracia está morta no PSD.

                                             3. O que afirmei no ponto anterior se deve ao fato do PSD ser um partido de poder, e só tem acalmia e benignidade interna, quando no poder. Logo, a senda oposicionista do Dr. Rio, com a ideia de servir ao país, na oposição não satisfaz de forma alguma às hostes.

                                            4. Num partido que estivesse fadado a ser oposição, o Dr. Rio estaria bem, poderia ser o que é, sincero, cordato, preocupado primeiramente com Portugal e com as melhores medidas para o país, mas no PSD não, tem de ser sempre do contra, e não pode deixar esse papel à Assunção Cristas, pois o CDS não tem peso para representar a oposição, e cabe ao PSD (Onde será que isto estará escrito?) cabe ao PSD discordar, opor-se ao PS, seja de que maneira for, não basta opor-se aos outros partidos, é na oposição ao PS que reside sua função central, logo a honestidade do Dr.Rio não serve, num partido sem a ânsia de poder do PSD, talvez houvesse espaço para uma liderança como a do dr. Rui Rio, mas no PSD, não, portanto

                                                                                                   o Dr. Rio está no partido errado.


Sem comentários:

Enviar um comentário