domingo, 29 de novembro de 2015

Os sapatos de Paris. ( A CONFERÊNCIA DO CLIMA.)



Resultado de imagem para sapatos Paris


François Hollande diz que são escandalosas as manifestações de Paris, porque elas estão proibidas e  os que se manifestam descumprem a proibição, e que há ativistas em prisão domiciliária par o efeito, para que cumpram a decisão de não se manifestarem.

É verdadeiramente escandaloso, profundamente incoerente, definitivamente vergonhoso, que em contradição com o que foi afirmado no dia anterior, que não iriam abrir mão do estilo de vida, para  no dia seguinte proibirem o estilo de vida, mais que isto, uma herança cultural mundial, porque foi nessas mesmas ruas em que a polícia reprimiu violentamente a manifestação, manifestação que no mesmo momento se fazia pacificamente em todas as  capitais da Europa, a Marcha Global pelo Clima, foi nessas mesmas ruas onde a Revolução Francesa manifestou-se fortemente, muitas vezes excessivamente, porque queria contradizer séculos de opressão. sequestrar Paris à liberdade de expressão foi verdadeiramente escandaloso!

Por outro lado como Paris é a sede da Conferência do Clima, patrocinada pelas Nações Unidas, onde a presença de líderes mundiais massiva, 150 líderes, lhe dá enorme proeminência, portanto é mais que normal e expectável que todos que se preocupam com o tema queiram intervir de alguma forma. Mesmo assim optaram por eventos alternativos, entre eles, marcando a presença na Marcha Global com a sua ausência, foi a ação de deixar milhares de pares de sapato, como se fossem pegadas, na emblemática Praça da República, para marcar que lá estavam em espírito, até os sapatos do Papa foram incluídos na manifestação, demonstrando a mais avassaladora preocupação, porque não abrirão  mão da presença mesmo quando essa não pode ser física, contudo não se evitou que houvesse ainda outro evento, como os alternativos que se realizaram de manhã, sendo então esse violentamente reprimido pela polícia, porque as autoridades não souberam avaliar a importância do evento, a importância de manifestar-se, a urgência de todos marcarmos posição para levar o mundo a diminuir as emissões de carbono para evitarmos o aquecimento global, que é a ambiciosa agenda da cimeira. É absolutamente incompreensível a atitude das autoridades responsáveis pelas ruas de Paris, uma responsabilidade grave pelo que elas representam, e que ridiculamente não souberam reagir e entender a importância do momento, culminando com as tolas declarações do Sr. Hollande. 

Independentemente de tudo isso é imprescindível que atuemos, todos e cada um de nós, para não se deixar passar essa oportunidade única de salvarem o planeta, que, sem a voz das ruas, ficam os decisores entregues às pressões dos interesses econômicos que querem primeiramente encher seus bolsos para serem ricos até morrer, depois que se dane tudo (é claro que nem todos são assim) mas  a maioria acredita que há tempo, que há margem para se ir mais devagar, e não há!

Por isso nossa presença na conferência tem de se fazer, não que iremos pegar já um avião para Paris, não é isso, mas ha muitos mecanismos para nos fazermos ouvir, um deles é esse da internet, fabulosa ferramenta para nos expressarmos, e fazê-lo a nível global. Usem seus amigos pelo mundo, usem suas capacidades linguísticas, usem todo seu arsenal de presença e façam notar sua preocupação, para que se consiga dessa vez por todas se começar a parar o aquecimento global. Seja uma presença visível em Paris, ainda que ausente, faça sua parte, marque sua presença, seja mais um dos sapato de Paris!

Sem comentários:

Enviar um comentário