quarta-feira, 31 de julho de 2013

Verdade incontornável: Perdemos o respeito por nós mesmos.

Eu gosto muito de países que não aparecem no noticiario. Tinha uma especial predileção pelo Canadá, pois que este país raramente aparece nas notícias porque, pelo nível de educação e desenvolvimento de seu povo, tem os problemas básicos todos praticamente resolvidos. Bom nível de vida, enorme classe média, bom nível  cultural, gente educada, temente  à  Deus, ordeira, pacífica, cuidando de sua vida, com  trabalho ( bom nível de emprego) boa distribuição de renda e muito poucos excluidos, tudo aquilo que um país deve ser. Por isto aparece muito pouco na mídia. Já que só há notícia quando o homem morde o cão e não o contrário, ou seja as coisas normais não são notícias, e o Canadá é um país normal, em quase tudo.

Tinha 18 anos,  chamava-se Sammy e tinha toda a vida pela frente. Levou 9 balas mortais de um policial por que tinha uma faca na mão. Sammy era franzino. Que pode fazer um garoto franzino de 18 anos com uma faca contra dezenas de policiais altamente treinados, equipados, armados que cercavam o ônibus onde o rapaz estava sozinho? Nada. Absolutamente nada.  Porém isto não evitou que um policial o abatesse impiedosamente com nove disparos em doze segundos, na frente do mundo inteiro. Porque?

Só, com a faca na mão, não atendeu às intimações dos policiais, é verdade. Não atendeu porque podia estar aturdido. Não atendeu porque podia ser lento. Não atendeu porque podia estar confuso, drogado, triste, desesperado. Podia ter brigado com a namorada. Podia ter se desentendido com a família. Podia ter sofrido uma enorme desilusão. Mas na sociedade de hoje não há tempo, nem espaço para estas situações de incompreenção e desnorteamentos. Não respondeu prontamente, leva bala, seja numa favela do Rio, seja no centro de Londres. O centro de Londres nos lembra alguma coisa, não é?

Hoje em dia como se vive com medo de que o terrorismo possa promover uma ação, atira-se primeiro, e pergunta-se depois. Porém nada disto é impune. O treinamento ao qual o aparelho policial está sujeito, leva-o a atitudes de pronta reação sem questionarem a posição do ' infrator ', que pode ser a de um mero perturbado, e esta perturbação pode ser momentânea causada por uma situaçao pessoal da qual nenhum de nós está livre,. Se reagir mal ...BALA NELE !

E a palavra chave de tudo isto é treinamento. São treinados para reagir e reagem! Este é o grande dilema da sociedade moderna: Razoavelmente perderam o senso de oportunidade, o senso de avaliação. Perderam o respeito pela vida o que é o mais grave!

Vejam o nosso Sammy, seu nome de família era Yatim. O que diz tudo. Uma agravante! Seu aspecto médio- oriental aumenta a vontade de reação contra ele. Sua atitude lenta exponenciona esta vontade. E as balas são muitas. Não uma bala no ombro ou na perna do menino para ele largar a faca. Não! O treinamento.... Nove balas certeiras e fatais. Quem explica isto? Se é que isto tem alguma explicação razoável.

Sem comentários:

Enviar um comentário