O blog O Olho do Ogre é composto de artigos de opinião sobre economia, política e cidadania, artigos de interesse sobre assuntos diversos com uma visão sociológica, e poesia, posto que a vida se não for cantada, não presta pra nada. O autor. Após algum tempo muitas dessas crônicas passaram a ser publicadas em jornais e revistas portugueses e brasileiros, esporadicamente.
sexta-feira, 11 de março de 2016
As vergonhas europeias dependuradas em Idomene...
A situação está se tornando crítica, e, para sua plena vergonha, a Europa tenta acertar a cobra na cabeça. O problema é que a cobra é um bicho estimável como todos os outros bichos, e tem seu lugar no mundo, por isso devemos procurar conviver com ela, não tentar acerta-la na cabeça que isso não resolve nada. Se a tratarmos bem talvez ela até nos ofereça uma maçã, e com essa fruta passemos a ter o conhecimento da verdade, e nos livremos de nossos pecados, cujo maior é o da ignorância.
Militares e polícias nas fronteiras, muros, tela, arame farpado, a impedir sua passagem a todo custo, violência, agressões, cães, canhões de água, gás lacrimogêneo, desmontar-lhes os acampamentos, expulsa-los de seus países... Ninguém é inocente! A evoluída França, a rica Grã-Bretanha, a dura Macedônia. Eles mudam de rota e mudam-se as aflições, agora encerraram a rota dos Balcãs, sua última opção, a violenta Bulgária, a Eslovênia, a Sérvia, a Croácia, a mesquinha Hungria que comentei no artigo Os portugueses na frente, só a pobre Grécia e a peninsular Itália têm sido solidárias a níveis inimagináveis e insuportáveis, mas que mantêm apesar de tudo. Guardam a tradição de terra de filósofos, berço da cultura.
A Europa às mãos com o problema da vaga de refugiados de guerras em que todos temos culpa, ainda sem saber como lidar com a situação, tenta parar agora a migração do outro lado do Mediterrâneo, onde ela começa, dando dinheiro à Turquia para o efeito, e negociando condições vantajosas com esse país para que ele lhes resolva um problema com o qual não sabem como lidar: Uma vergonha!
As condições de vida sub-humanas a que estão sujeitos os refugiados são uma ignomínia, uma vergonhosa humilhação para os países da UE, porque se conspurcam com sua atitude, excessão feita à corajosa e humanitária Grécia, a empenhada Itália e ao exemplar Portugal, inclua-se a Alemanha que afinal de contas tomou juízo e soube se mostrar solidária. Agora no rigoroso inverno europeu os refugiados lutam por um pequeno toro de lenha a que possam pôr fogo para se aquecer. Pode-se dizer civilizada a nação que permite isto?
Idomene, local cujo nome lembra o lendário rei de Creta Idomeneu, que foi local duma Batalha da Guerra do Peloponeso há quase 2500 anos, agora a batalha que lá se trava, que a Grécia está ganhando mais uma vez, tem contornos que me fazem quase vomitar, é como se a Grécia não fizesse parte da União Europeia, como se tudo isso se estivesse a passar num outro local muito distante com o qual Europa nada tem a ver. É uma vergonha! E mais que tudo põe em xeque a solidariedade europeia, Até quando???
Já escrevi dezenas de artigos sobre o tema ao longo de pouco mais de um ano, entre os quais destaco: O deslocamento das pessoas, É só dinheiro, e E nada é feito onde apresento a solução para o problema. <<links no final desse artigo>> Não vêm que os refugiados sabem que seus países vão demorar muito tempo a se reconstruírem, e que buscam outra vida, porque no presente têm filhos a alimentar e educar, querem casa para morar, têm vidas a recompor, trabalho que buscar, e não aceitarão ficar num campo de refugiados na Turquia a espera de nada! A esse acordo a Amnistia Internacional acha vergonhoso, e é!
Quando será que a Europa, despendurando as vergonhas que tem cometido, vai querer encarar o problema de frente? E entender que essa cobra em que vê peçonha é um bicho amigo, e uma excelente oportunidade para uma Europa envelhecida e carente de mão de obra, e que o sangue novo a poderá ajudar em vez de envenenar? E que quanto mais tempo passa mais crítica se torna a situação?
Links:
Os portugueses na frente.
http://hdocoutto.blogspot.pt/2015/09/os-portugueses-na-frente.html
O link geral do blog:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7310573379523666490#editor/target=post;postID=3110749773711576883;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=8;src=postname
É só dinheiro.
http://hdocoutto.blogspot.pt/2015/12/e-so-dinheiro-refugiados.html
O deslocamento das pessoas.
http://hdocoutto.blogspot.pt/2016/01/o-deslocamento-das-pessoas.html
E nada é feito.
http://hdocoutto.blogspot.pt/2016/02/e-nada-e-feito.html
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário