segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A sombra de Isaltino.




Rouba mas faz! Chamavam a Ademar de Barros os cidadãos paulistas para justificar seu voto nele, eleito sucessivas vezes governador de São Paulo. Aqui em Oeiras teremos um fenômeno semelhante. Eu não me envergonho nada, nem pouso de vestal, querendo aparentar uma perfeição que não tenho, menos ainda acho absurdo, ainda que menos desejável, que o povo se importe menos com um deslize ou outro de seus governantes, se estes lhes são satisfatórios e diligentes.

Dr. Isaltino de Morais é um ex-condenado por corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Eu lidei com o Dr. Isaltino, e vi como ele fazia as coisas, ele lançava-se para que as coisas acontecessem, para poder eficientemente bem governar o município que o elegeu seis vezes para a função com maioria absoluta, ia tocando a governação, e isso acabaria por o comprometer, porque muitos de seus atos foram solitários, sem a aprovação das reuniões de Câmara ou da Assembleia Municipal. Eu até acredito que ele tenha guardado uns trocos dos patos bravos, e de outras empresas que  queriam se aliar ao excepcional progresso que ele criou no município, mas esses valores não são nada quando comparados com as dezenas, até centenas de milhões que outros sacaram dos sítios onde governaram. E o que quer que tenha tirado, não é nada comparado ao salário a que teria direito se tivesse se dedicado ao privado por exemplo, ou a empresas estatais, ou de economia mista, é triste, mas a verdade é essa.

O comparemos por exemplo com o Zeinal Bava, Oeiras tem um orçamento muito maior que a PT, e o Dr.Isaltino o aumentou, deu boa utilização aos recursos, atendeu ao interesse de seus 'acionistas' (munícipes). Quem conheceu Oeiras há três décadas sabe bem do que eu estou a falar. Agora pergunto: Quantos milhões recebeu o Zeinal para levar a PT a falência? E o Dr. Isaltino, quantos tostões para fazer de Oeiras o Conselho mais progressivo de Portugal? Quem me está lendo até pode pensar que eu estou a fazer a apologia do crime. Deus me livre, mas de  fato se houve, ele já pagou por ele, Isaltino esteve preso e cumpriu sua pena. O julgamento político agora só cabe a população de Oeiras, a ninguém mais!

É esse o problema. Politicamente o Dr. Isaltino tem uma sombra aterradora  a qualquer político que pense em tentar lhe fazer frente, em competir, em medir-se com ele em Oeiras, e é isso que todos o temem. Eu sequer vivo ou voto em Oeiras, mas atuei muito no território do conselho, e sei o que pensam os oeirenses. O dr. Casinhas da Silva Vistas, hoje por terror, quem foi criatura e criação do Dr. Isaltino, o deverá temer politicamente, e por terror, defrontá-lo em eleições, coisa que nunca fez, deve tirar-lhe o sono. Pois bem assim são as coisas.

Agora com o afastamento do juiz afilhado do dr. Casinhas, a candidatura do Dr. Isaltino vai ter nova apreciação, e, acredito, será aceita. Para terror de seus oponentes, já que a simples presença de sua sombra os  amedronta. E por fim os cidadão de Oeiras poderão proceder a seu julgamento político! E então saberemos quão extensa é a sombra de Isaltino.

Sem comentários:

Enviar um comentário