domingo, 20 de agosto de 2017

Tricky Trump.






Existiu um homem que ocupando a Casa branca, mentiu, valeu-se de todos os tipos  de falsidades, manipulou tudo e todos, valendo-se de todos os modos de enganos e enganações, com o fito de manter-se no poder, visando única e exclusivamente protelar sua estadia no poder, fosse a que custo fosse, Richard Milhous Nixon de seu nome, ficou conhecido por Tricky Dick. Quem disse que a História não se repete? Como bem viu Karl Marx ao clivar sua famosa frase: "A História se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa."

Pouco mais de quatro décadas depois temos a mesma insânia na Casa Branca, another Tricky.

Todos concordamos em avaliar Richard Nixon como um homem reles, populista, sem grandes virtudes, desonesto, sem escrúpulos, sem remorsos, duas caras, abjeto e impiedoso, que chegou à casa Branca num tempo de grande inquietação e instabilidade, valendo-se destes fatores para prometer uma saída à crise que se vivia nos EEUU.  (FIM DAS SIMILITUDES COM TRUMP.) Posto que Nixon era um homem com baixa estatura moral, com enorme aptidão para a mentira, capaz das piores façanhas para atingir o fim pretendido, com um caráter duvidoso, pronto a transgredir a Lei, capaz da conspiração mais baixa para implantar seu intento, temos também que era um advogado brilhante, um homem que acabou por ter um papel muito importante na História americana, perseguindo suas promessas eleitorais, e cristalizando a posição de liderança americana no mundo. O seu discurso sobre a cidadania é um marco na lógica do pensamento republicano. Terminou com a guerra  do Vietname, e reatou relações com a China, era um marido fiel, recusou as mulheres mais lindas que o assediaram, e tinha outras perspectivas da convivência familiar e humana; terá errado muito, principalmente fruto de seu jeito tortuoso, sua forma de ser enganosa, seu gosto pela mentira e pela confabulação política, mas tinha enorme experiência parlamentar, tendo sido deputado e senador, e administrativa, tendo sido vice-presidente vária vezes, não era um inconsequente.

Trump além das semelhanças apontadas com Nixon, diferentemente de Nixon que tinha uma baixa estatura moral, é amoral, não só tem uma aptidão pela mentira, é um mentiroso compulsivo, não será capaz das piores coisas para tingir o fim que pretenda, Trump é capaz de qualquer coisa mais que tudo porque não tem capacidade de avaliar, sendo um psicopata, o alcance moral de seus atos, sendo capaz não só dos piores, mas de todos os necessários, muito para além do improvável, diferentemente de Nixon que tinha um caráter duvidoso e transgredia a Lei, Trump não tem caráter, e desconhece a Lei, e foi capaz não apenas da conspiração mais baixa para atingir seu intento, mas capaz de comprometer seu país para esse fim. No mais não tem nada que se compare com a cultura de Nixon, Trump é um ignorante, e não tem nenhuma experiência legislativa, ou administrativa da máquina americana. Ou seja: Um desastre! Ao mesmo tempo que uma bomba relógio como veremos.

No entanto foi eleito com minoria de votos, dentro do sistema americano de representantes eleitores, tendo sabido utilizar o sistema para atingir suas pretensões. Único mérito que lhe reconheço até então, mas para tal, valeu-se de expedientes que comprometem definitivamente os EEUU, sobretudo em seu envolvimento com a Rússia, principal opositor americano no mundo, pouco se importando do efeito que esse envolvimento virá a ter no futuro dos EEUU.

Porém não creio que nada disso seja inocente, que inocente mesmo nunca poderia ser, uso a palavra no sentido de ingênuo e não de inculpável, já que culpado ele é absolutamente,  mas poderia ser apenas naif, não o é, ele tem um plano de ação, e após esse tempo em que já está na presidência, ao atento observador vai ficando claro que, assim como Maduro o pretende em relação a Venezuela, Trump tem pretensões ditatoriais em relação aos EEUU, é algo assustador, que seria cômico, se não fosse trágico, o fato de apenas existirem tais pretensões, que no entanto existem, e cumprem um plano, é algo insano, é verdade, mas não o poderia deixar de ser; entretanto um plano que, urdido numa mente alucinada, se, em meio a uma guerra atômica, por exemplo, poderia obter a consecução de seu intento com um momento em que a desordem mundial se estremasse, e a necessidade de aumento de poderes presidenciais se fizesse necessária, criando as condições favoráveis a tão odioso objetivo. O senhor Trump age com uma intenção, o que faz do psicopata que ele é, um psicopata perigoso, como já tive oportunidade de evidenciar, mas, por outro lado, alguém que irá jogar com as deficiências do sistema, coisa que ele sabe muito bem fazer, e em seu ato maior de enganos e perseguições, ("this is not this", "you're fired". . .) estabelecer uma plataforma onde se possa manter à tona, até ter gente 'sua' em todos os setores vitais para seu projeto, posto que se ele declarasse uma guerra hoje, por exemplo, seria logo bloqueado pelo Congresso, por isso precisa de tempo, bastante tempo no poder, e para tal precisa de enganar, o mais que possa, precisa de absolutamente ser o Tricky Trump.


Sem comentários:

Enviar um comentário