sexta-feira, 15 de maio de 2015

A LÍNGUA QUE SE FALA NO BRASIL É A PORTUGUESA!!!







O Dr. Pacheco Pereira tem que ler este título, porque ele pensa que não é assim.

Na última edição da Quadratura do círculo o Dr. Pacheco Pereira ao afirmar que vivemos dias tristes a conta do ACORDO ORTOGRÁFICO, disse essa enormidade, fugindo-lhe a boca para a verdade, mostrando o que verdadeiramente se esconde por baixo das ideias dos que são conta o Acordo, vejamos, 'verbis':
                            " ... está a língua portuguesa numa posição defensiva, mas não é pela competição com o Brasil..."
                           Notaram bem a afirmação?

                           Desde quando a língua portuguesa tem qualquer tipo de competição com o Brasil?Ao dizer isto está implícita a ideia de que a língua portuguesa, talvez por assim se chamar, é um patrimônio português! Por isto o título desse artigo, que é para lembra-lhe e aos opositores do Acordo, é que a língua que se fala no Brasil é a portuguesa!!! E por assim ser, como o é em Angola, em Moçambique, em Cabo Verde, em São Tomé e Príncipe, em Timor, e na Guiné-Bissau, mesmo que saibamos que em todos estes lugares, como também em Portugal, falam-se ainda outras línguas, só no Brasil é que só se fala o português e nada mais, mas por assim ser, por não ser uma exclusividade de Portugal, não há posição defensiva porque não pode haver, porque não há fronteiras, não há muralhas para a defesa, e não há e não pode haver competição linguística de espécie alguma, poderá, e será salutar, haver alguma competição literária, e esta será mais clara e evidente com uma mesma grafia em toda parte.

Por isto o Dr. Pacheco Pereira e os outros comentadores da Quadratura que equivocadamente o acompanham, e o escritor Miguel Sousa Tavares devem saber que a língua portuguesa não é só deles! Não há nem pode haver posição defensiva, nem competição, só pode haver entendimento, e houve todo o tempo do mundo para isto, e estes Senhores não fizeram nada. Agora depois de tudo arrumado, tudo acordado, é que vêm esbravejar??? Tomem tento!

Recomendo-lhes vivamente a leitura de meu artigo intitulado: Até que enfim! Onde esclareço que este Acordo é um bem precioso para todos que se expressam neste idioma, e o é porque com uma normatização ampla da forma de escrever, obtemos um grande e sólido bloco com centenas de milhões de falantes, todos registrando suas ideias da mesma maneira, criando um potencial multiplicador pela forma agora única sem paralelo anterior na história destas comunidades.

Não reconhecer o valor deste patrimônio e insistir em detalhes que afetam umas quantas palavras a conta do Bem geral de uma só forma, é olhar para o céu noturno e não ver as estrelas.
               

Sem comentários:

Enviar um comentário